domingo, 13 de julho de 2008

M.C.ESCHER

Maurits Cornelis Escher nascido em 17 de junho de 1898 na província holandesa de Friesland. Seus pais George Arnold Escher e Sarah Gleichman Escher tiveram 3 filhos, dentre os quais Maurits (ou como era chamado Mauk) era o mais novo. Seu pai, George, era Engenheiro Civil e trabalhava como engenheiro chefe para um departamento do governo. A família Escher morava em uma grande casa chamada "Princessehof" ,que anos depois viria a se tornar um museu exibindo alguns dos trabalhos de M. C. Escher.
Ainda criança M. C. Escher mudou-se para Arnhelm com sua família onde cursou o primeiro e o segundo grau. Em 1907 começou a aprender piano e carpintaria. No segundo grau suas notas eram bastante ruins a não ser nas aulas de artes, cuja professora logo se interessou pelo seu talento indiscutível e o incentivou bastante.
Em 1917 a família Escher estava se mudando para Oosterbeek. Durante este ano e os seguintes M. C. Escher estava muito envolvido com literatura,e viria a escrever seus primeiros poemas . Em 1918 Escher começou a estudar Arquitetura na "Higher Technology School" em Delft. Contudo devido a possuir uma saúde fraca foi rejeitado do alistamento militar o que fez com que ele não pudesse concluir os seus estudos, Escher nunca terminou a faculdade. Durante este período difícil Escher fez vários desenhos e começou a trabalhar com madeira. Foi nesta época também que Escher começou a ser reconhecido pela imprensa
Escher e sua familia foram visitar a Itália , que se tornou um dos lugares preferidos pôr Escher e influenciou muito os seus trabalhos , isso ocorreu em 1921.
Em 1922 acompanhado de dois amigos Escher voltou para Itália,duas semanas depois dele chegar os seus dois amigos voltaram para Holanda e ele decidiu ficar e conhecer o interior da Itália, passando pôr varias cidades nas quais ele fazia desenhos dos campos, flores e até insetos.1923 foi o ano em que Escher conheceu Jetta Umiker que viria a se tornar sua esposa em 12 junho de 1924. Em 1926 comprou uma grande casa em Roma onde nasceu seu filho George Escher no mesmo ano. Alguns anos depois em 1930 nasceu Arthur Escher , segundo Filhor de M. C. Escher. As décadas de 20 e 30 foram otimas para Escher, sua carreira decolou e ele ficou muito famoso por toda Holanda onde fazia constantemente exposições de seus mais recentes trabalhos. Já em 1944 durante a guerra Escher sofreu uma grande perda, seu velho professor, Samuel de Mesquita, que foi levado pelos nazistas e morto. Escher ajudou a proteger os trabalhos de Mesquita e em 1946 organizou um memorial para Mesquita no museu de Stedelijk.
A fama na America chegou depois de dois artigos produzidos por duas revistas , "The Studio" e o "Time-Life journalist Israel Shenker" que foram publicadas em 1950/51.
Em 1968 Escher voltou para Baarn, infeliz com a mudança sua esposa foi morar na suiça, mas Escher continuou em Baarn.
Com a saúde muito ruim em 1970 Escher montou um studio e passou a trabalhar apenas em casa, contudo Escher estava muito debilitado e não estava fazendo novos tabalhos. Apesar do seu estado de saude muito ruim Escher chegou a ver o seu primeiro livro "The World of M. C. Escher" que foi traduzido para o ingles e fez muito sucesso.
Em março de 1972 a condição de saúde de Escher ficou muito deteriorada, já no Hospital, em 27 de Março de 1972 ele faleceu aos 73 anos.

fonte: http://www.geocities.com/SoHo/Coffeehouse/6847/escher_bra.html

Nenhum comentário :