domingo, 27 de julho de 2008

OS TRÊS PATETAS

Three Stooges

Os Three Stooges (Três Patetas no Brasil) foram um grupo cômico norte-americano do século XX. Mais conhecidos por seus primeiros nomes,

Larry Fine

Larry (Larry Fine) (Filadélfia, Pensilvânia, EUA, 5 de outubro de 1902 - Woodland Hills, Los Angeles, Califórnia, EUA, 24 de janeiro de 1975)

Moe Howard
Curly Howard
Curly (Jerome Lester Horwitz) (Brooklyn, Nova Iorque, EUA, 22 de outubro de 1903 - San Gabriel, Califórnia, EUA, 18 de janeiro de 1952), tornaram-se famosos por trabalharem em vários filmes e estrelarem diversos curta-metragens, que apresentavam invariavelmente demonstrações extremamente físicas e algumas vezes polêmicas da técnica de humor pastelão da trupe.

Shemp Howard
O nome e a carreira dos Three Stooges tiveram início em uma apresentação de vaudeville chamada "Ted Healy and his Stooges". Os irmãos Moe e Shemp Howard seriam posteriormente acompanhados por Larry Fine. Shemp largou a trupe para seguir carreira cinematográfica, e seu irmão Curly ocupou seu lugar. Os três Stooges originais, maltratados pelo alcoólatra Ted Healy, decidiram seguir carreira sozinhos, assinando com a Columbia Pictures por apenas algumas centenas de dólares por semana. Eles estrelariam 190 curta-metragens nos anos 30, 40 e 50, tornando-se recordistas na categoria. Eles também gravaram um piloto para a TV chamado Jerks of All Trades em 1949, mas a série nunca chegou a ser realizada. Curly sofreria um derrame em 1947, encerrando sua participação com 97 curtas, e veio a falecer em janeiro de 1952. Ele ainda participaria do terceiro filme, que foi filmado no período do Shemp, Hold That Lion. Shemp apareceria em 77 curtas e em um filme antes de morrer de um ataque cardíaco em 1955. Cenas antigas de Shemp, combinadas com novas tomadas de seu dublê Joe Palma (filmado de costas), foram usadas para finalizar as quatro últimas películas do contrato de Shemp. Joe Besser entra para o grupo em 1956, participando de 16 curtas e saindo em 1957. Besser tinha uma cláusula em seu contrato proibindo especificamente que ele fosse acertado com muita força. Mas o formato dos curtas metragens tornou-se impraticável com o passar dos anos, parcialmente devido ao surgimento da televisão. Assim, a Columbia, o único estúdio que ainda produzia esse tipo de filme, desistiu e deu um fim à série dos Three Stooges no fim de 1957, chutando sem cerimônias o trio depois do final da produção de seu último curta. Em 1959 a Columbia sindicalizou toda a filmografia dos Stooges para a televisão (através de sua subsidiária, Screen Gems), e o trio foi redescoberto pelos jovens. Logo formar-se-ia uma rede de fãs ao redor do grupo, e eles tiveram a chance de retomar suas carreiras. Contudo, a esposa de Besser sofrera um ataque cardíaco, e ele não quis participar. Joe (Joe deRita) sem demora assinou em seu lugar, raspando a cabeça e tornando-se o "Curly Joe". Os Stooges passaram a se apresentar ao vivo, fazendo participações especiais e tornaram-se convidados disputados de programas de TV. Eles também foram convencidos a voltar para a Columbia e gravaram mais alguns filmes por toda a década de 60, além de uma série de TV de vida curta, que era em parte ao vivo e em parte animada, até que a idade finalmente os alcançou. O último projeto dos Three Stooges, Kook's Tour (1970), era um especial de uma hora feito para a televisão, mas Larry Fine sofreu um derrame durante a produção e não pôde completar o projeto. Kook´s Tour nunca foi transmitido, mas está disponível atualmente em vídeo.
Larry faleceu em janeiro de 1975. Depois de sua morte, foi decidido que o antigo ator de apoio dos Stooges, Emil Sitka, o substituiria. Várias idéias de filmes surgiram, mas Moe morreria poucos meses depois (em maio do mesmo ano), tornando-se inconcebível a continuação do grupo sem um Howard. Durante toda a carreira dos Three Stooges, Moe foi o coração e a alma da trupe, agindo tanto como sua principal força criativa quanto como seu empresário. A Comedy III Productions, Inc., formada por Moe, Larry, e Curly Joe DeRita em 1959 é a proprietária de todas as marcas, copyrights e merchandising dos Three Stooges (pelo menos até a morte de DeRita em 1993).

fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário :