quinta-feira, 2 de julho de 2009

KARL MALDEN

Morre o ator Karl Malden O ator americano Karl Malden, vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e conhecido por seus papéis em "Um bonde chamado desejo" e "Sindicato dos ladrões", morreu nesta quarta-feira, aos 97 anos.

Seu falecimento foi anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, da qual foi presidente entre os anos de 1989 e 1992.A família de Malden divulgou uma nota indicando que oator morreu cercado por seus familiares. A causa da morte não foi informada.

Nascido Mladen Sekulovich em Chicago no ano de 1912, filho de pai sérvio e mãe tcheca, Malden era o mais velho de três irmãos e cresceu na cidade de Gary, Indiana.Seu interesse pela profissão apareceu cedo: já na infância, participava de peças encenadas na escola e de montagens organizadas por seu pai na ingreja local.

Malden trabalhou na indústria metalúrgica entre 1931e 1934, quando ganhou uma bolsa do Goodman Theater de Chicago.Casou-se com outra aluna do Goodman, Mona Greenberg, em 1938. No ano passado, o casal celebrou o 70º aniversário de casamento.Malden deu início então a uma bem sucedida carreira na Broadway, participando de produções épicas como "Todos os meus filhos" ("All my sons"), de Arthur Miller, e "Um bonde chamado desejo" ("A streetcar named desire"), de Tennessee Williams.

Nessa época, conheceu e se tornou amigo do diretor Elia Kazan e do ator Marlon Brando, com quem dividiu a cena em "Sindicato dos ladrões".

Malden ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1952 por sua interpretação de Mitch em "Um bonde chamado desejo"; em 1955, foi indicado na mesma categoria por "Sindicato dos ladrões".

Depois de se mudar para Los Angeles, em 1959, Malden conseguiu papéis em filmes como "A face oculta" ("One-eyed jacks"), "A mesa do diabo" ("The Cincinnati Kid"), "O homem de Alcatraz" ("Birdman of Alcatraz") e "Patton, rebelde ou herói?" ("Patton").

Na década de 70, Malden começou a participar de séries para a televisão, estrelando a popular "São Francisco Urgente" ("The Streets of San Francisco"), que marcou a estreia do ator Michael Douglas. Douglas afirma que Malden é seu mentor desde a época da série.

"Sou viciado em trabalho", disse Karl Malden uma vez. "Amo cada filme que fiz, mesmo os ruins, mesmo as séries de TV, cada peça, porque eu amo trabalhar. É o que me faz seguir".

Nenhum comentário :