terça-feira, 1 de março de 2011

JANE RUSSELL

Ernestine Jane Geraldine Russell (21 de junho de 1921 - 28 de fevereiro de 2011)

Foi na madrugada de hoje que a atriz norte-americana de Os homens preferem as loiras, Jane Russell, faleceu. Tinha 89 anos de idade. A causa da morte, segundo a sua família, foram os problemas respiratórios de que sofria.

Nascida em 1921, no estado do Minnesota, Jane foi um dos sex symbols da década de 1940 e 1950. Muito lembrada por papéis em filmes como Os homens preferem as loiras de 1953, (era a morena da história e Marilyn Monroe, era a loira), ou O Proscrito - o seu primeiro filme -, que foi censurado devido às cenas demasiado sensuais e só voltou a ser permitido em 1943. A verdade é que foram as suas notórias curvas e seios volumosos, que lhe deram acesso a este seu primeiro papel e a lançaram para a fama. Também Paleface (1948), um western cômico com Bob Hope, foi um dos marcos da sua carreira cinematográfica.

Porém, a vida de Jane não foi só a ”boa fama”, também foi falada por motivos menos inspiradores… Além de ser rotulada como “rebelde” para a sua altura por defender temas sensíveis como o aborto, sofreu de problemas de alcoolismo e, devido a um aborto clandestino, fica impossibilitada de ter filhos. Isso não impediu a atriz de se casar (três vezes) e adotar três crianças (com o seu primeiro marido). Jane Russell é também lembrada como republicana e cristã.

A sua experiência de adoção foi muito marcante, levou-a a fundar o World Adoption International Fund, que deu um lar a mais de 50 mil crianças. Venceu em 1989 o Women’s International Center Living Legacy Award, devido a este seu contributo às crianças sem famílias.

Segundo contou a nora da atriz à Associated Press, a sua saúde estava fraca há cerca de duas semanas. Sofria de problemas respiratórios, que resultaram em sua morte, nesta madrugada de 1° de Março. Estava na sua casa em Santa Maria, Califórnia. Tinha junto dela os seus três filhos.

Filmografia

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jane_Russell e http://www.doctormacro.com/Movie%20Star%20Pages/Russell,%20Jane-Annex.htm

Nenhum comentário :