segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ORIGINAL DIXIELAND JAZZ BAND

Original Dixieland Jazz Band
Conjunto de Nova Orleans, historicamente importante por ter sido o primeiro a divulgar o dixieland em Chicago e Nova York (1916-1917), ter gravado o primeiro disco de jazz (1917), ter exportado jazz à Europa (1919) e finalmente por fazer a primeira retransmissão radiofônica de jazz (1923).
A ODJB tinha dois músicos brilhantes: o clarinetista Larry Shields e o cornetista Nick La Rocca. Completavam o conjunto o trombonista Eddie Edwards, o pianista Henry Ragas e o baterista Tony Sbarbaro.
O repertorio da ODJB, criado pelos próprios componentes do grupo, incluía principalmente temas de ragtime e de blues. A carreira da ODJB, marcada por ininterruptas dissidências internas, iniciou-se em março de 1916, com a chegada a Chicago, proveniente de Nova Orleans, da "Stein's Dixie Jazz Band", dirigida pelo baterista Johnny Stein, na qual figurava o trompetista Nick La Rocca, o clarinetista Alcídes Nunez, o trombonista Eddie Edwards e o pianista Henry Ragas.
Dois meses depois, os músicos do conjunto deixaram Stein e com Nick La Rocca como líder, criaram a “Original Dixieland Jazz Band”. Em 1916, a ODJB atuava no Casino Gardens e Nunez tinha sido substituído por Larry Shields.
Em junho de 1917, depois, do grande sucesso obtido em Chicago, o grupo foi contratado pelo “Reisenweber Restaurant” de New York. Quinze dias depois de sua primeira apresentação, a ODJB gravou para a Columbia o primeiro disco conhecido de jazz e no mês seguinte gravou para a Victor: “Dixie Jass Band”, “One Step” e “Livery Stable Blues”.
Em julho de 1918, o trombonista Eddie Edwards foi convocado para o exército e seu posto ocupado por Emile Christian. Em abril de 1919 a orquestra viajou para Londres, contratada para uma série de apresentações. Um mês antes tinha falecido Ragas com a febre espanhola e em seu lugar entrou o pianista Russel Robinson, que abandonaria a ODJB antes de finalizar a excursão inglesa, sendo por sua vez substituído pelo jazzista inglês Billy Jones.
 Durante sua estadia no Reino Unido, a ODJB gravou uma série no discos para a Columbia. Em julho de 20 a orquestra regressa aos Estados Unidos, sem Emile Christian. Começa uma série de substituições que, junto à mudança de gosto do publico, levam a ODJB por um declínio que culmina em 1925, quando Nick La Rocca abandona inesperadamente o grupo e volta a Nova Orleans.
A ODJB divide-se então em duas formações: uma de Tony Sbarbaro e a outra de Eddie Edwards; ambos batizaram os seus grupos com o nome original, o que provocou um litígio resolvido por Nick La Rocca em favor de Tony Sbarbaro. Anos mas tarde, quando houve o revival do jazz de New Orleans, um ou outro componente tentava recriar a antiga formação.


LINKS PARA DOWNLOAD

http://rapidshare.com/files/370560855/Original_Dixieland_Jazz_Band_-_cd1.rar
http://rapidshare.com/files/370565779/Original_Dixieland_Jazz_Band_-_cd2.rar

Discografia

1920
The Original Dixieland Jazz Band           RCA
1925
The Complete Original Dixieland Jazz Band            RCA
1996
ODJB 1921-1923 EPM Musique
1998
First Jazz Recordings Timeless


Fonte: http://www.clubedejazz.com.br/ojazz/jazzista_exibir.php?jazzista_id=220




























































































Nenhum comentário :