sábado, 1 de outubro de 2011

SHEENA

A RAINHA DAS SELVAS
 Quem leu a minissérie de Frank Cho Shanna, a mulher demônio, publicada em Marvel Max, pode ter ficado curioso com uma fala de um dos personagens. Quando eles resgatam a mulher da base nazista na Terra Selvagem, os homens decidem batizá-la de Shanna, em homenagem a uma personagem de HQ's. Em um primeiro momento pode se pensar que estão se referindo a própria mulher do Kazar, que já fez muito sucesso antigamente. Contudo, com um pouco de pesquisa pode-se encontrar a outra personagem que serviu de referência para as duas.
Irish McCalla
Sheena, A rainha das Selvas, foi criada em 1937 por Willian Thomas, um dos pseudônimos usados por Will Eisner. Ela é considerada o ponto de partida para um gênero inteiro de deusas brancas e sexys das selvas. Sua primeira aparição foi em um tablóide britânico chamado Wags, em 1937. O artista dos primeiros episódios era Mort Meskin. Quando o estúdio Eisner-Iger assinou o contrato de uma revista mensal para a Fiction House, uma editora americana de revistas pulp, Sheena foi finalmente publicada no seu país de origem, inclusive em suas primeiras aventuras em Preto-e-Branco.
Irish McCalla
Sheena é considerada uma versão feminina de Tarzan misturada com o cavaleiro de H. Haggard. Não foi criada na selva por macacos, como Tarzan, mas foi para lá quando criança com seu pai, o explorador Cardwell Rivington. Um feiticeiro de uma tribo local chamado Koba assassinou Rivington por acidente e para compensar por seu erro criou Sheena como sua própria filha. Assim ela se transformou na linda rainha das selvas que todos a conhecem e escolheu o caçador branco Bob Reynolds (uma versão masculina de Lois Lane que sempre precisa ser salvo) como seu parceiro.
Irish McCalla
Pelo menos era assim originalmente. Mais tarde transformaram seus pais em um casal de missionários falecidos, Bob em um personagem insosso chamado Rick Thorne e Koba em uma mulher conhecida N'bid Ela. Somado a isso um macaco chamado Chim, muito pouco da personagem original continuou existindo.
Jumbo Comics #1, onde Sheena teve sua estréia americana, é datada de setembro de 1938, apenas três meses após Action Comics #1, onde estreou o Superman, que seria considerado o fundador do gênero de heróis. Em 1942, ganhou um título próprio, sendo a primeira personagem feminina com uma revista. Além disso, a Fiction House publicou uma revista destinada a falar sobre a personagem e suas aventuras, mas teve só uma edição.
Irish McCalla
Na esteira do seu sucesso, surgiram várias imitações, como Nyoka, A Garota das Selvas, Tegra, a rainha da selva, o Fantomah e a Jann das selvas. A última edição de Sheena pela Fiction House foi uma versão 3-D publicada em 1953.
A editora parou de publicar quadrinhos em 1954 devido à reação do público contra sua temática carregada de sexo, a mesma reação pública que tirou do mercado quadrinhos de horror como Tales do Crypt e policiais como Crime Does Not Pay. Mas o sucesso da personagem garantiu a transição de Sheena para outros meios - sua primeira série da tevê, com o Irish McCalla  no papel do título, foi ao ar de 1955-56.
Irish McCalla
Em 1984 a personagem foi para os cinemas em um filme com estilo europeu, o que lhe garantiu um retorno aos quadrinhos pela Marvel, que adaptou a história do filme. A edição 3-D foi relançada pela Eclipse Enterprises em 1985. Uma outra série em quadrinhos foi lançada pela pequena editora London Night, mas durou apenas algumas edições. Retornou à televisão em 2000, por uma curtíssima e fracassada temporada com Gena Lee Nolin como a heroína.
 Tanya Roberts
 Apesar da personagem em si não ser muito lembrada, sua imitação clara pela Marvel, a Shanna, se tornou muito popular, inicialmente como parceira de Kazar e depois na minissérie de Frank Cho, da qual era a protagonista. Na TV surgiu também uma personagem homônima com o título de Princesa Guerreira, mas totalmente distinta da heroína dos quadrinhos, já que essa nova versão era morena e suas aventuras se passavam na Grécia antiga, contemporânea a Hércules.

Fonte: http://www.popbaloes.com/pers/sheena.html

Nenhum comentário :