terça-feira, 8 de novembro de 2011

ITAMAR "NEGO DITO" ASSUMPÇÃO

     Itamar Assumpção foi um dos grandes nomes do Movimento conhecido como Vanguarda Paulistana que tinha como reduto o Teatro Lira Paulistana onde os chamados "independentes" na época costumavam se apresentar nos anos 70 e 80.

     Itamar foi criado em Arapongas - PR foi para Londrina cursar Contabilidade, mas preferiu fazer teatro e shows dessa época surgiu a amizade e ligação musical com Arrigo e Paulo Barnabé.

Sua principal característica foi a mistura dos sons do rock com o samba e o funk, criando uma linguagem urbana, trazendo ainda na bagagem sua experiência como ogã no terreiro de Candomblé de seu pai. Itamar compunha apoiado na linha do contrabaixo "componho para o contrabaixo. Não é harmonia, acorde, são só notas", e foi diretamente responsável pela aproximação de Alice Ruiz à Vanguarda Paulista, quando mostrou ao público os sons dos versos da poeta.
  Poeta e músico genial, viveu à margem da mídia, recusando-se inclusive a editar suas músicas e a entrar no que chamava de sistema. Negro, foi parar na cadeia com 23 anos de idade, quando esperava um ônibus na Rodoviária de Londrina com sua mala e um toca-fitas. Passou cinco dias preso e incomunicável, num cubículo com mais uns quinze caras lá dentro, todos de cócoras porque não havia espaço para deitar. Itamar afirmou que não usou essa experiência em música, no entanto é interessante notar que a primeira banda que formou chamava-se Isca de Polícia.

     Itamar faleceu vítima de Câncer em 2003 e deixando um último disco em parceria com Naná Vasconcelos um puta disco chamado "Isso vai dar REPERCUSSÃO"...!!!
Em 2010 foi concretizado o projeto Pretobras sendo lançado os discos Pretobras II e Pretobras III que fecham a trilogia . Itamar deixou vasto material inédito registrado em estúdio profissional só com voz e violão  boa parte composta na fase aguda da doença, quando a dor se distraía por instantes.

     E com essas gravações as filhas de Itamar, construíram agora "Pretobrás II - Maldito Vírgula" e "Pretobrás III - Devia Ser Proibido". Os dois discos foram lançados recentemente juntamente com toda a obra de Itamar que foi reeditada em CD em projeto chamado "Caixa Preta".

     Pretobras II e III pode ser considerado como o testamento de Itamar que deixou tudo bem encaminhado dizendo qem ele queira que produzisse, músicos que poderiam ser convidados, mesmo não estando presente fisicamente os discos foram feitos do seu jeito.

Fonte: http://discosonhador.blogspot.com/2010/10/itamar-assumpcao-o-nego-dito-isca-de.html


Nenhum comentário :