domingo, 11 de março de 2012

MOEBIUS

Morre Moebius, um dos grandes gênios dos quadrinhos.


Jean Henri Gaston Giraud tinha 73 anos; causa ainda não é divulgada



A rádio Europe1 anunciou nesta manhã de sábado que faleceu Jean Henri Gaston Giraud, o quadrinista que há mais de cinquenta anos assinava suas obras como Jean Giraud, Gir ou com o pseudônimo Moebius. O falecimento foi confirmado pela esposa e pela filha do artista. A causa da morte não foi divulgada, mas a revista Le Point fala em "uma longa enfermidade" - eufemismo que a imprensa francesa costuma usar para câncer. Giraud tinha 73 anos.

Desde que vendeu suas primeiras ilustrações, aos 18 anos, Jean Giraud era dedicado aos quadrinhos. Começou carreira nas HQs de western, como sua criação Frank et Jeremie, mas chamou atenção a partir do momento em que virou aprendiz de Jijé, um dos nomes mais famosos do quadrinho francês. Blueberry, que criou junto a Jean-Michel Charlier em 1963, foi seu primeiro sucesso.

Nesta mesma época, o artista começou a assinar o pseudônimo Moebius para HQs de fantasia. Aí, ficou praticamente desaparecido durante uma década, retornando com destaque em 1975 como co-fundador da Métal Hurlant (ou Heavy Metal), a famosa revista com ênfase em HQs de ficção científica e fantasia. Lá desenvolveu obras como Arzach e A Garagem Hermética, que lhe renderam um público internacional por conta da criatividade e da imaginação sem limites nos cenários e figurinos.
Reconhecido internacionalmente, Giraud trabalhou com Ridley Scott na criação gráfica do filme “Alien”, além de ter desenhado uma aventura do famoso super-herói dos quadrinhos Surfista Prateado.

Condecorado com a ordem de Cavaleiro das Artes e das Letras pelo presidente francês François Mitterand em 1985, Moebius teve seus trabalhos expostos em vários países. Em 2010, a Fundação Cartier realizou uma grande retrospectiva de sua obra.
Nota do autor: É pessoal; ficamos órfãos de mais um grande mestre dos quadrinhos, Jean Henri que descanse em paz, pois suas obras agora fazem parte da historia dos quadrinhos.



 
Arte de Fracesco Francavilla

Fonte: http://portadisquete.blogspot.com/2012/03/morre-moebius-um-dos-grandes-genios-dos.html

Nenhum comentário :