domingo, 29 de abril de 2012

JOE COCKER

With a Little Help From My Friends (1969)


Pode uma música dos Beatles ficar superior à versão feita pelo grupo? Difícil, não? Mas quando Joe Cocker gravou em 1969 “With a Little Help From My Friends”, ele conseguiu o feito.
“With a little help…” foi gravada originalmente em “Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band” (1967). Era um rock com uma levada básica, sem grandes mudanças de andamento. Uma melodia espetacular, uma letra linda, uma música magistral.
Joe Cocker, cantor branco com voz negra, chamou Jimmy Page e gravou sua versão da canção dois anos depois. Apresentou a música em Woodstock.
Cocker introduziu um coral gospel, deixou a música mais lenta, valorizando mais os vocais e as guitarras. Aumentou a duração, botando pausas nas quebras. Colocou um piano maravilhoso.
Resultado: a balada beatle virou um rock furioso de nove minutos, com quebras de andamento, com um vocal negro rasgado, uma guitarra absurda que faz toda a linha melódica e um coral gospel segurando as pontas para que o ótimo Cocker cante como nunca.
Se você tem como eu mais de 25 anos, deve se lembrar dessa música na abertura do seriado “Anos Incríveis” (Wonder Years), um dos maiores seriados de todos os tempos. Ou então pega o DVD de Woodstock e confere esta gravação clássica.

Nenhum comentário :