quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ALAGOAS

DE PERNAS PRO AR

Por COSME ROGÉRIO FERREIRA


Quando Graciliano Ramos, então secretário da educação do Estado de Alagoas, suprimiu das escolas o hino de Alagoas, foi o maior rebu: acusaram-no de não ser patriota. Segundo esse mestre da moderna literatura brasileira, o hino era "uma estupidez com solecismos", e motivar o seu ensino seria o mesmo que motivar o emburrecimento dos estudantes.

A mudança foi um dos fatores que desestabilizaram a sua permanência no cargo, além da falta de "habilidade necessária para prestar serviços a figurões".

Ao longo da história, o patriotismo vigorou e o emburrecimento prevaleceu, tanto estatisticamente – conforme indica nosso baixo IDEB (o mais baixo do país!) – quanto simbolicamente – como apontou, nesta manhã (14), a Assembleia Legislativa do Estado, ao manter hasteada uma bandeira de Alagoas virada ao contrário.

O fato foi registrado em foto pelo professor Márcio Angelo Vanderlei, um dos presentes na caminhada dos trabalhadores da rede pública estadual de educação, e divulgada nas redes sociais. De acordo com que o professor informou depois, a bandeira retirada por um policial, ao perceberem o desleixo, a falta de zelo e atenção que aquilo significava.
Eis um caso em que um símbolo deixa de ser ideologia e realmente faz jus à realidade: uma bandeira de cabeça para baixo é o retrato de um Estado de pernas pro ar...

Nenhum comentário :