sábado, 20 de junho de 2015

DISCOTECA BÁSICA


Nuggets: Original Artyfacts From the First Psychedelic Era 1965–1968
(1972) (Compilation) - Various Artists
(Edição 120,Julho de 1995)

Não é costume uma coletânea constar desta seção. Só que Nuggets... é uma honrosa exceção. O disco, compilado e idealizado por Lenny Kaye (crítico de rock e ex-marido e guitarrista do grupo de Patti Smith), virou sinônimo de determinado tipo de música e atitude, chamando a atenção para um importante extrato da cultura pop americana do anos 60 - as bandas de garagem.
Kaye foi audacioso ao lançar o disco. Em 72, frescura e pretensão alcançavam o ponto máximo no rock. Então, por que "levantar a bola" de grupos imitadores, barulhentos, cujas canções mal chegaram às paradas? Bom, aí estava a graça. Desde seu começo, o rock foi anti-social e espontâneo. Ninguém fez isso melhor do que estas bandas. E ponto final.
No meio do anos 60, qualquer bando de garotos suburbanos americanos achava que poderia competir com a "invasão britânica". Deixavam os cabelos crescer, compravam instrumentos vagabundos (guitarras Danelectro, com muito fuzz, e orgãos Farfisa) e arrumavam contratos com pequenas gravadoras. O que viesse pela frente era lucro.
Assim, tínhamos bandas xerocando The Yardbirds, com mais fúria do que o grupo original (The Shadows Of Knight, The Count Five), ou ecoando Bob Dylan em sua fase rosnante (Mouse And The Traps).
Se o trio The Strangeloves atacava com "Night Time" e The Blues Magoos iam de "Tobacco Road", The Knickerboxers faziam a melhor música que os Beatles não gravaram, a notável "Lies". Sem contar The Chocolate Watch Band detonando seu machismo adolescente em "Let´s Talk About Girls". E para escolher ao menos um grupo como exemplo daquela época, poderiam ser citados os arrogantes e censurados The Standells, presentes no disco com a canção "Dirty Water".
As drogas psicodélicas eram o combustível das bandas e o período deu ao rock´n´roll dois de seus cidadãos mais doidões: Roky Erickson (Thirtheenth Floor Elevators) e Sky Saxon (The Seeds). Futuros superstars como Todd Rundgren e Ted Nugent tiveram o seu treinamento básico tocando com os grupos Nazz e The Amboy Dukes, respectivamente.
Para resumir a influência destas bandas: nos anos 60, o estilo já era chamado de punk rock e o termo garage band foi outra coisa que se ouviu muito a partir do começo dos anos 90.


Paulo Cavalcanti

Nenhum comentário :