quinta-feira, 4 de junho de 2015

DISCOTECA BÁSICA


JEFF BECK
BLOW BY BLOW (1975)



01 You Know What I Mean
02 She's a Woman
03 Constipated Duck
04 Air Blower
05 Scatterbrain
06 Cause We've Ended as Lovers
07 Thelonious
08 Freeway Jam
09 Diamond Dust

Gravadora: Epic
Data de Lançamento: março de 1975

por TIAGO FERREIRA

Se surgiu ou não por conta da ‘crise de meia idade’, difícil saber. Só não dá pra negar que é uma obra de arte sonora que liga o blues ao jazz com muito virtuosismo e sintonia.


Aos 30 anos, Jeff Beck já acumulava um vasto currículo: integrou os Yardbirds (que revelou, além dele, os virtuosos Eric Clapton e Jimmy Page), trouxe em cena Ron Wood e Rod Stewart com o The Jeff Beck Group e intensificou a experiência com o blues no Beck, Bogert & Appice, além de ter feito testes para se tornar guitarrista dos Rolling Stones – que não deu certo por incompatibilidade sonora.

Dizem que quando essa idade chega, passamos por uma crise que exige mudanças: a tal ‘crise da meia idade’. Já que é assim, encaremosBlow by Blow como resultado dessa busca.

No primeiro disco de nomenclatura solo, o músico optou por trabalhar o tal rock instrumental, com forte aproximação do jazz – que fez com que muitos catalogassem o disco como ‘fusion-rock’.

Mas há muitos gêneros contidos em Blow by Blow. Começa com um funk atravessado em “You Know What I Mean”, que supõe que coisas divertidas estão por vir na audição do disco. Bootsy Collins certamente aprovaria os teclados límpidos de Max Middleton, que divide com Jeff a autoria da faixa.

Em seguida, Jeff Beck faz uma experimentação com “She’s a Woman”, dos Beatles. A linha inicial da canção é toda blueseira, mas logo Middleton novamente distorce os teclados, simulando as falas da canção.

Como era de se esperar, o músico britânico só chamou gente de calibre pra tocar com ele: Phil Chen frita tudo com o baixo (bem perceptível em “Constipated Duck”, onde Frank Zappa certamente encaixaria as palavras certas para transformar em composição dele) e Richard Bailey deixa tudo com cara jazzística em sua bateria – vide “Freeway Jam” para comprovar.

George Martin, o quinto beatle, colabora como produtor das faixas “Diamond Dust” – uma linda balada guiada por harmonias sutis e orquestrações – e a pungente “Scatterbrain”, uma jam intensa que exibe os melhores solos (e olha que são muitos!) de Jeff Beck. Na faixa, você percebe a habilidade do músico de ligar o blues-rock ao jazz, como se fosse a soma de um John McLaughlin com Muddy Waters.

Outro músico que colaborou foi o soulman Stevie Wonder. Ele compôs o blues de “Cause We’ve Ended as Lovers”, que Jeff dedicou a Roy Buchanan (pioneiro da guitarra Fender Telecaster), e “Thelonious”, dedicada ao grande pianista do jazz que, por seu vigor e sintonia, traça um paralelo com o bebop, gênero explorado por Thelonious Monk.

É pra ouvir no talo!




Nenhum comentário :