quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

ANDREA AMORIM

A cantora e compositora Andrea Amorim, nascida em Garanhuns interior de Pernambuco, vem trilhando seu caminho há quase 15 anos. Gravou cinco CD’ s independentes no estilo rock pop, e, na maioria dos festivais de música que participou no interior de seu Estado, arrebatou quase todos os prêmios, dentre eles, o primeiro lugar geral no Festival de Música e Arte de Garanhuns, que, na época, era o evento com a maior premiação do Brasil, nesse segmento.
Logo no início de 2009, foi morar em São Paulo, para dar continuidade à sua carreira. Em maio desse ano, um vídeo seu foi indicado por Nil Bernardes para o quadro Garagem do Faustão, da TV Globo. Logo em seguida, foi entrevistada por Jô Soares, na mesma emissora.
Em 2011, Andrea mudou-se para o Rio de Janeiro e firmou parceria com a Gravadora Albatroz, de Roberto Menescal, quando gravou um disco autoral, gravado também em inglês, japonês e espanhol, para o mercado internacional. Nesse disco, no meio de suas composições, Andrea gravou uma música de Marcos Valle, onde divide vocais com Lenine. Logo após a gravação desse CD, ela iniciou a sua carreira internacional. Viajou duas vezes para os Estados Unidos, onde foi receber o Prêmio Rising Star, conferido aos novos talentos brasileiros, e, em outra oportunidade, cantou ao lado de Marcos Valle, no evento Press Award. Em setembro, viajou para o Japão, onde se apresentou nos eventos Brazilian Day e Press Award. Em dezembro, a convite de um produtor japonês, retornou ao Japão, onde fez uma turnê de 21 apresentações por todo o país, durante 30 dias.
Quando voltou do Japão, depois de ter conhecido de perto o amor que os japoneses têm pela bossa nova e por Roberto Menescal e, por sugestão de um produtor japonês, Andrea resolveu homenagear o seu padrinho, que estava completando 75 anos de vida, gravando o CD Bossa de Alma Nova. Menescal abraçou inteiramente a ideia e não somente produziu, como participou de todo o disco. Foi assim que a ex-roqueira pernambucana tornou-se a mais nova parceira de Menescal! Ela foge do estereótipo das cantoras bossanovistas em sua interpretação e aparência, pois tem o corpo bastante tatuado, é a primeira cantora tatuada da Bossa Nova. No dia de aniversário de 75 anos de Menescal, Andrea tatuou o nome do seu novo parceiro em japonês, no antebraço esquerdo.
Atualmente, eles fazem shows e composições juntos. Andrea revela que primeiro se apaixonou por Menescal, depois pela bossa nova. “Roberto Menescal me lapidou e a bossa nova me ensinou a cantar”, afirma a cantora.
Em março, Menescal e Andrea se apresentaram no Programa Encontro, da Fátima Bernardes, e, em junho foi ao ar o Som Brasil Bossa Nova, onde Andrea participou com Menescal da faixa Rio, que abriu o programa. mais recentemente, foram destaque no Programa Todo Seu, apresentado por Ronnie Von, na TV Gazeta.
Em outubro passado, gravaram o DVD Bossa de Alma Nova, e uma nova turnê está sendo montada para 2014, quando vão percorrer alguns países do mundo. Além do Projeto Bossa de Alma Nova, Andrea tem programado para 2014, um CD de rock, com músicas autorias e inéditas.
O CD Bossa de Alma Nova está entre os cem melhores discos de Música Brasileira já lançados no Japão, registrado no livro “A verdadeira história da Bossa Nova”, do japonês Willie Whopper.

*FOTOS / RICARDO SILVA
   Natal Luz, Garanhuns, domingo, 20 de dezembro de 2015.

Nenhum comentário :