domingo, 15 de novembro de 2015

GEORGIA O'KEEFFE

Georgia Totto O'Keeffe (1887-1986) foi uma pintora estadunidense.



Segunda de sete filhos, cresceu em uma fazenda em Sun Prairie, Wisconsin. Quando criança, recebeu aulas de arte em casa e suas habilidades foram rapidamente reconhecidas e incentivadas pelos professores ao longo dos anos escolares. No momento em que ela se formou no colégio, em 1905, O'Keeffe estava determinada a traçar o seu caminho como artista.
O'Keeffe continuou seus estudos no Instituto de Arte de Chicago (1905-1906) e no Art Students League, em Nova York (1907-1908), onde rápidamente dominou os princípios da arte. Em 1908, conquistou o William Merritt Chase, ainda em vida, prêmio por sua pintura a óleo Untitled (sem título). Pouco tempo depois, no entanto, O'Keeffe parou de fazer arte, dizendo que nunca poderia alcançar distinção trabalhando dentro dessa tradição.
Seu interesse pela arte foi reavivado quatro anos mais tarde (1912), quando ela fez um curso de verão para professores de arte da Universidade de Virginia.
Em 1915, quando estava ensinando arte no Columbia College, Columbia, Carolina do Sul, tentou descobrir uma linguagem pessoal através da qual pudesse expressar seus próprios sentimentos e idéias e começou uma série de desenhos abstratos a carvão que são agora reconhecidas como as mais inovadoras em toda a arte americana do período.
O'Keeffe enviou alguns desses desenhos a um colega ex-Columbia, que os mostrou ao fotógrafo internacionalmente conhecido e empresário de arte, Alfred Stieglitz. Começaram a se corresponder, na primavera de 1918 ela fez uma exposição individual em NY. A partir de então, mudou-se para NY, apaixonaram-se, casaram, viveram e trabalharam juntos para sempre.
Na década de 1920, O'Keeffe começou a pintar o primeiro arranha-céus de Nova York, assim como as suas representações de flores tornou-se reconhecida como uma das artistas mais importantes e bem sucedidas das Americas.
Enquadrada na pintura modernista, suas telas com os sedutores arranha-céus nos finais do século XIX encantaram também outras pintoras como Tamara de Lempika. As suas telas de paisagens e flores foram muito apreciadas a partir de 1928. Georgia é considerada uma das pintoras norte-americanas de maior sucesso do século XX.
A arte de Georgia O'Keeffe foi conhecida por oito décadas no país e por muitos anos vem conquistando destaque semelhante no exterior. Mais de 500 obras suas estão em mais de 100 colecções públicas na Ásia, Europa e América do Norte e Central. Foi uma surpresa descobrir que, no momento de sua morte, em 1986, quando ela tinha 98, O'Keeffe possuía mais de metade das 2.029 obras mais conhecidas de sua produção total.
A coleção de O'Keeffe, do seu próprio trabalho, é amplo em meio, data, assunto e qualidade. Exemplos de seu trabalho do início ao final da carreira estão documentados como uma prova da complexidade de sua realização. Ela reteve obras que a definiram como uma artista que trabalhou com lona, tábua, papel, aquarela, lápis, óleo e argila, como materiais e suporte, fato que a tornou uma artista por completo. 

O'Keeffe produziu até 1982, morreu em 1986, com a idade de 98.

Sobre Georgia O'Keeffe

Durante sua vida Georgia O'Keeffe criou um corpo de trabalho cuja estética era moderna em sua precisão, linhas limpas e de elegante simplicidade. Aplicou essa estética para a exibição e reprodução de sua obra e para representar e promover a si mesma.
O'Keeffe raramente permitida a reprodução de seu trabalho para tridimensionais e fins comerciais, mas foi generosa ao permitir a reprodução de suas obras em livros acadêmicos e exposições. A permissão era concedida com algumas restrições, somente se fosse atribuído à imagem uma borda branca de tamanho apropriado, sem cortes ou alterações de qualquer maneira, impressa acompanhada de um texto.


CINEMA

Sua vida e obra foram tema do filme: Vida e Arte de Georgia O'Keeffe, comJoan Allen e Jeremy Airons.


Joan Allen faz a melhor atuação da sua carreira no papel de Georgia O'Keeffe, figura ilustre da história da arte americana. Os quadros deslumbrantes de Georgia O'Keeffe são apresentados ao longo do romance de Georgia com o carismático fotógrafo Alfred Stieglitz (interpretado por Jeremy Irons, ganhador do Oscar em 1990 por sua atuação em “O Reverso da Fortuna”), seu colapso emocional ao descobrir que Alfred era infiel, e durante sua autodescoberta em Taos, Novo México. Vida e Arte de Georgia O'Keeffe é um filme imperdível, um drama cativante, tanto para os fãs do trabalho de Georgia quanto para quem ainda não a conhece.

Nenhum comentário :