sábado, 16 de agosto de 2008

DORIVAL CAYMMI, ADEUS

Aos 94 anos, compositor baiano morreu nesta manhã, no Rio de Janeiro.Enterro acontece no domingo no cemitério São João Batista, na Zona Sul.O corpo do cantor e compositor Dorival Caymmi chegou às 16h21 deste sábado (16) para ser velado na Câmara dos Vereadores do Rio, no Centro. Os filhos Nana e Danilo Caymmi, amigos - como os também músicos Wagner Tiso e Daniela Mercury, e os escritores Gilberto Braga e Glória Perez - e fãs estão no local para prestar as últimas homenagens. "Vai ser difícil cantar sem ele. Tive sorte muito grande de ter um pai já burra velha", disse Nana. "Vai o homem, mas a obra dele fica para sempre", completou Danilo. O corpo de Caymmi saiu às 15h42 de sua casa, em Copacabana, Zona Sul do Rio, sob aplausos de curiosos. O sepultamento deve acontecer na tarde de domingo, no cemitério São João Batista, na Zona Sul. A família aguarda a chegada de Dori Caymmi, filho do compositor, que mora em Los Angeles, nos EUA, para definir o horário do enterro.
Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado (16), aos 94 anos, em sua casa, em Copacabana. Ele sofria de insuficiência renal e teve falência múltipla dos órgãos. Caymmi lutava contra um câncer renal desde 1999 e permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007. O músico nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Ele deixa mais de cem composições, entre elas ‘Eu não tenho onde morar’, ‘Maracangalha’, ‘O que é que a baiana tem?’ e ‘Rosa Morena’. O cantor era casado há 68 anos com a cantora Stella Maris e deixa três filhos, Dori, Nana e Danilo, também músicos, além de sete netos e cinco bisnetos. "É uma perda irreparável. Ele fazia parte da vida de todos nós de forma marcante. Era uma pessoa admirável no convívio com a família. Um grande pai, um avô maravilhoso. Deixa um vazio muito grande”, diz a neta Stella Caymmi, de 45 anos, filha de Nana Caymmi.
CAYMMI E CARMEM MIRANDA
Stella é autora do livro "O mar e o tempo", biografia do compositor lançada em 2001. "Ele ficou muito feliz com o livro, gostava de relembrar. Era um homem de memória", afirma. Por meio de nota oficial divulgada neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter recebido com tristeza a notícia da morte do cantor. O Governo da Bahia decretou luto oficial de três dias.
ilustração de Elifas Andreato
O prefeito do Rio, Cesar Maia, anunciou homenagem a Caymmi, que vai dar nome a uma rua no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio. fonte: Aluizio Freire Do G1

Nenhum comentário :