Foi um dos pioneiros do jazz na Europa e também um dos primeiros músicos não negros nesse estilo musical. Compôs "les yeux  noirs". Django Reinhardt passou a maior parte de sua juventude em um acampamento  cigano próximo a Paris, tocando banjo, guitarra e violino em danceterias de Paris desde muito cedo. Ele  começou com o violino e eventualmente tocava um banjo que havia ganhado. Em sua  primeira gravação conhecida (de 1928) ele toca o banjo.
Aos 18 anos, Reinhardt foi ferido pelo fogo que incendiou a casa que ele  dividia com Bella, sua primeira mulher.Ela fazia flores artificiais de papel e  celulose para viver, por isso a casa  deles vivia cheia de materiais altamente inflamáveis. Certa noite, ao retornar  de uma apresentação, Django derrubou acidentalmente uma vela quando ia para a  cama. Enquanto sua família e vizinhos tentavam salvá-lo ele acabou sofrendo queimaduras de  primeiro e segundo grau por metade de seu corpo. Sua perna direita ficou  paralisada e sua mão esquerda gravemente queimada. Os médicos achavam que ele  nunca mais tocaria guitarra novamente. Ele ainda quase teve a perna amputada,  mas deixou o hospital pouco tempo depois e, um ano depois, ele já podia andar  com a ajuda de bengalas.
O irmão de Django, Joseph Reinhardt (também um exímio guitarrista), lhe  trouxe uma nova guitarra. Através de uma dolorosa reabilitação e prática, Django  readiquiriu sua habilidade de um modo completamente novo, mesmo com dois dedos  parcialmente paralisados. Ele ainda era capaz de usar esses dois dedos para  tocar, mas não para fazer solos. Em 1934, Louis Vola formou o "Quintette du Hot  Club de France" com Reinhardt, o violinista Stéphane Grappelli, Joseph, o irmão de  Django, Roger Chaput na guitarra, e Louis Vola no baixo. Ele produziu numerosas  gravações àquele tempo e tocou com diversas lendas do jazz americano como Coleman Hawkins, Benny Carter, Rex Stewart e  Louis Armstrong.
Reinhardt não sabia ler música,  e era supostamente analfabeto devido a suas origens humildes. Quando a Segunda  Guerra foi iniciada, o quinteto estava em turnê pela Inglaterra. Reinhardt  retornou a Paris, deixando sua mulher para trás, e se juntou a Hubert Rostaing  (clarinetista), em substituição ao violino de Grappelli.
Reinhardt sobreviveu à Segunda Guerra ileso, ao contrário de muitos outros  ciganos que foram executados nos campos de concentração nazistas. Essa época foi  muito difícil para Django porque o jazz não era permitido no regime nazista. Ele  teve a ajuda de um oficial da Força Aérea Alemã chamado  Dietrich Schulz-Köhn, conhecido como Doktor Jazz, que admirava muito sua música. Em 1943 ele casou com Sophie Ziegler in Salbris, com quem teve um filho, Babik  Reinhardt, que também acabou se tornando um respeitado guitarrista.
Depois da Guerra, Reinhardt voltou a se juntar a Grappelli na Inglaterra. Foram para os EUA para uma turnê, abrindo apresentações para Duke Ellington, e tocando no Carnegie Hall, com vários músicos e compositores famosos como Maury Deutsch. Apesar do grande orgulho que Reinhardt sentia por tocar com Duke Ellington, ele não estava realmente integrado com a banda, tocava somente alguns acordes no final do show, sem nenhum arranjo especial para ele.
Ele estava acostumado com seu irmão,  Joseph, carregando seu violão e afinando-o para ele. Supostamente, Django  recebeu um instrumento desafinado para tocar. Além disso, ele estava acostumado  a tocar com um Selmer Maccaferri, o instrumento que ele tornou célebre, mas  pediram que ele tocasse com um novo modelo, com amplificador. Os resultados não  foram muito satifatórios. Ele voltou à França frustrado, mas continuou tocando e  gravando muita coisa.
Django Reinhardt foi uma das primeiras pessoas a apreciar e entender a música  de Charlie Parker e Dizzy Gillespie. Ele  chegou a procurá-los quando chegou a Nova Iorque, mas infelizmente eles estavam  em alguma turnê. Depois de retornar à França, Django passou o resto de seus dias  voltando para a vida cigana, com dificuldade de se adaptar à vida moderna. Um  dos eventos mais enigmáticos foi quando Reinhardt abandonou, na beira de uma  estrada, um carro que havia acabado de comprar porque havia acabado a gasolina.  Às vezes Django aparecia para um show e não levava seu instrumento, se mudava de  repente para a praia ou para um parque, e às vezes se recusava a levantar da  cama.
Edith Piaf e Django
O conceito de "Lead Guitar" (Django) e "Rhythm Guitars" (Joseph Reinhardt /  Roger Chaput) nasceu no Quintette Du Hot Club De France. Eles usavam suas  guitarras para percussão quando não havia percussão de verdade na sessão. Mais  tarde ele formou uma nova banda com saxofone, trompete, piano,  baixo e bateria. Ele continuou compondo,  e é lembrado como um dos mais talentosos guitarristas do Jazz.
Em 1948, Reinhardt recrutou alguns músicos italianos de jazz (baixo, piano, percussão) e gravou um de seus mais  aclamados trabalhos, “Djangology”, mais uma vez em parceria com seu compatriota  Stephane Grappelli no violino. Entretanto, sua experiência nos EUA havia feito  dele uma pessoa diferente da que Grappelli havia conhecido, influenciado  principalmente pelo jazz americano. Mas nessa gravação, Django voltou a suas  raízes, tocando de novo a acústica Selmer-Maccaferi. Esta gravação foi  recentemente descoberta por entusiastas do jazz e está disponível para venda nos  EUA e Europa.
Em 1951 mudou-se para Samois sur Seine, França, perto de Fontainebleau. Ele viveu lá  por dois anos até 16 de maio de 1953, quando, retornando da estação de trem de  Avon, ele desmaiou devido a uma hemorragia cerebral. O médico levou o dia todo  para chegar e Django foi declarado morto ao chegar no hospital em  Fontainebleau.
fonte: Wikipédia

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