sábado, 6 de julho de 2013

ROGER DEAN

Roger Dean, nascido a 31 de agosto de 1944 em Ashford, kent na Inglaterra, tendo passado a maior parte da infância viajando pelo mundo pois seu pai fazia parte da Marinha Britânica retornando a Inglaterra em 1959 após completar o ensino médio estudou na Escola Canteburry de Arte tornando-se Publicitario e Artista.
Mundialmente conhecido a partir do final da década de 60  por trabalhar nas capas mais fantasticas de albuns  principalmente de Rock Progressivo, a primeira capa onde trabalhou foi para uma banda chamada “gun”.

Em 1971 criou a capa do primeiro album da “Osibisa” e no mesmo ano começou a trabalhar nas capas da banda “Yes” onde seu primeiro projeto foi para o album “Fragile”, ele veio a criar o logotipo da banda que viria a aparecer em todos os albuns da banda, desde então vem fazendo as capas do Yes até os dias de hoje tendo inclusive colaborado com seu irmão Martin na  concepção de varios shows da banda.

Dean inicialmente trabalhava com aquarelas, atualmente em muitas obras utiliza varias tecnicas: tinta, lápis, colagem, esmalte e outras absorveu várias influências mas talvez as maiores  tenham vindo dos antigos pintores chinêses e da literatura de Tolkien.

Flertou inclusive com a arquitetura desenvolvendo o projeto de uma casa completamente concebida em seu estilo inconfundível, a casa parece ter sido esculpida na parte interna de uma colina com grama e plantas crescendo sobre ela não agredindo o visual natural, internamente parece um dos cenarios de Tolkien, a extrutura é toda em fibra de vidro fazendo com que haja isolamento completo do ambiente, nos dias frios mantém o calor e nos dias quentes faz o ambiente fresco, á partir daí surgiram outros incríveis projetos arquitetonicos. Dean também é respeitado por suas obras de caligrafia e disign de logotipos, trabalhou no projeto de apresentação de jogos para video game, tem alguns livros que apresentam a compilação de sua obra, artista completo recentemente influênciou tambem o cinema.

por  Eduardo Piloto






Nenhum comentário :