sábado, 17 de maio de 2014

FRIEKE JANSSENS



A arte é usada constantemente para causar surpresa e reflexão. Através do impacto de uma imagem, ou um texto, diversos artistas se propuseram a questionar aspectos da vida em sociedade, considerados banais ou não. A fotógrafa Frieke Janssens resolveu mexer em um terreno espinhoso e resolveu discutir o hábito de fumar e as leis antitabagistas unindo elementos que na maioria das vezes são opostos entre si: crianças e nicotina. Tendo como referência e base para sua acidez, ela lembrou o caso do bebê da Indonésia que costumava fumar 40 cigarros por dia, e ficou conhecido mundialmente. Frieke, é da Bélgica, onde a lei antifumo ainda é um assunto recente, ela resolveu traduzir seus questionamentos nessa série fotográfica intitulada “A beleza de um vício feio” (“The beauty of an ugly addiction”), onde mostra crianças, de 4 a 9 anos fumando, com tamanha elegância, e habilidade, em trajes clássicos e retrôs, trazendo um ar vintage e melancólico para seu trabalho. Frekie trabalha juntamente com o photoshop, nos dando imagens belíssimas, esteticamente bem tratadas, e no entanto, chocantes.
O intuito de Frieke é confrontar a imagem de glamour do ato de fumar, propagada por tantos anos pela indústria do entretenimento, com o vício prejudicial que ele realmente é de fato. Questionada sobre a série polêmica, a belga se defendeu afirmando que ao colocar crianças no lugar de adultos, a atenção se voltaria completamente para o fumo. Se o objetivo de Frieke Janssens foi criar polêmica e repercutir seu trabalho ou realmente pensar a respeito dos malefícios da nicotina, não é possível saber ao certo. Sabemos de fato, que atenção ela conseguiu.
E pra quem já está desesperado achando que as crianças fumaram de verdade, fiquem tranquilos, eram apenas incensos de queijo.
Confira mais no site da artista que por sinal, tem um layout maravilhoso!


Nenhum comentário :