sábado, 15 de abril de 2017

FERNANDO PESSOA

Do livro do desassossego

Eu não possuo o meu corpo como posso eu possuir com ele? 
Eu não possuo a minha alma — como posso possuir com ela? 
Não compreendo o meu espírito como através dele compreender? 
As nossas sensações passam — como possuí-las pois — ou o que elas mostram muito menos. 
Possui alguém um rio que corre, pertence a alguém o vento que passa?
Não possuímos nem um corpo nem uma verdade — nem sequer uma ilusão. Somos fantasmas de mentiras, sombras de ilusões e a minha vida é vã por fora e por dentro. Conhece alguém as fronteiras à sua alma, para que possa dizer — eu sou eu? 
Mas sei que o que eu sinto, sinto-o eu. Quando outro possui esse corpo, possui nele o mesmo que eu? Não. Possui outra sensação. Possuímos nós alguma coisa? 
Se nós não sabemos o que somos, como sabemos nós o que possuímos?


Nenhum comentário :