sexta-feira, 27 de junho de 2008

ISABELLE ADJANI, PARABÉNS

Isabelle Yasmine Adjani (Paris, 27 de junho de 1955) é uma atriz francesa; já foi indicada duas vezes ao Oscar e premiada quatro vezes com o César, o mais importante troféu do cinema europeu.

Biografia
Filha de pai argelino e mãe alemã, foi estimulada a atuar desde jovem, atuando no teatro amador já aos doze anos de idade. Apareceu no seu primeiro filme aos 14 anos.
Após atuar em papéis secundários , foi sucesso de público e crítica pela sua atuação no filme La Gifle (O Tapa), de 1974. No ano seguinte, conseguiu seu primeiro papel principal em A História de Adele H, de François Truffaut, em que faz o papel da filha do escritor Victor Hugo. Por este filme, alcançou sucesso internacional, concorreu ao Oscar de melhor atriz e recebeu propostas para trabalhar em Hollywood.
Em 1981, Adjani recebeu o prêmio de melhor atriz do Festival de Cannes por sua atuação em Quarteto. No ano seguinte, recebeu o César por Possessão, em atuação considerada pelos críticos a melhor de sua carreira, senão a mais difícil, porque Adjani interpretava o papel de uma mulher frustrada que enlouquecia aos poucos. Em 1983, recebeu novamente o César por Ronda Mortal.
Em 1989, co-produziu e estrelou Camille Claudel, a trágica história da mulher do escultor francês Auguste Rodin, que lhe valeu o terceiro César e mais uma indicação ao Oscar de melhor atriz. O filme também concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro. No mesmo ano, a revista americana People incluiu-a entre as 50 mulheres mais bonitas do mundo. A partir daí, trabalhou esporadicamente como modelo.
Em 1994, conseguiu seu quarto César pelo papel-título de Rainha Margot, um feito nunca antes conseguido por um ator francês.
Adjani tem dois filhos, Barnabé, de seu casamento com Bruno Nuytten, e Gabriel-Kane, de sua tempestuosa relação com o ator britânico Daniel Day-Lewis. Quando Gabriel-Kane nasceu, ela já havia terminado havia alguns meses seu casamento de cinco anos com Day-Lewis. Esteve também envolvida com o compositor Jean Michel Jarre.


fonte: Wikipédia

Nenhum comentário :