segunda-feira, 30 de junho de 2008

JEAN "MOEBIUS" GIRAUD

Moebius


Jean Giraud nasceu em Paris no dia 8 de maio de 1938. Seus pais se divorciaram três anos depois e Giraud (mais tarde também conhecido como Gir ou Moebius) foi morar com os avós maternos, onde teve contato com os grandes ilustradores da virada do século, como Gustave Dore e, também, com as histórias em quadrinhos publicadas nos jornais. Durante sua infância já demonstrava uma paixão pelos quadrinhos, copiando personagens das histórias em quadrinhos e criando seus próprios personagens.
Aos 16 anos, iniciou seu único curso técnico na Escola de Artes Aplicadas de Paris. Neste mesmo ano produziu sua primeira tira de quadrinhos: um faroeste chamado Les Aventures de Franck et Jéremie para a revista Far West, uma das muitas revistas editada pela Marijac e conheceu Jean-Claude Mézières, outro fã de histórias em quadrinhos, que lhe abriu as portas para a publicação católica Coeurs Vaillants, onde ele ilustrou várias histórias didáticas e realistas. Dois anos depois foi convocado pelo exército, mas continuou a desenhar para a revista militar 5/5.
Dispensado em 1960, Giraud tornou-se assistente de Joseph Gillain (Jijé) na série de faroeste Jerry Spring. Como ele mesmo admite, esta provou ser a melhor escola de arte que já freqüentou. Em 1961, ele parou de trabalhar com Jijé e começou a fazer História das Civilizações, uma publicação do Estúdio Hachette, onde ficou até 1963, quando criou (com o roteirista Jean-Michel Charlier) uma série de faroeste chamada Fort Navajo, publicada na revista Pilote, que, no seguinte, mudou de título: Lieutenant Blueberry. Em 1963, também colaborava na revista de sátiras Hara-Kiri, onde publicou suas primeiras histórias com o pseudônimo de Moebius. Nesta mesma época, usando seu outro pseudônimo ("Gir"), criou outras histórias em quadrinhos num estilo experimental. Em janeiro de 1973, os alter-egos de Giraud se cruzaram quando a revista Pilote publicou "La Deviation", uma história surreal em preto e branco assinada por Gir, retratando as férias de... Jean Giraud!

Em 1975, junto com Jean-Pierre Dionet, Philippe Druilet e Bernard Farkas, fundou a Humanoïdes Associés e criou a revista Métal Hurlant, onde publicou suas inovadoras histórias de fantasia e ficção-científica, entre elas Arzach e A Garagem Hermética. Neste mesmo ano, Giraud foi contratado por Alexandro Jodorowsky para fazer o desenho de produção da adaptação cinematográfica do romance de Frank Herbert: Duna. Quando o projeto foi engavetado, ele foi trabalhar na produção do filme Alien, O 8º Passageiro. Em 1980, desenhou o story-board de Tron, produção dos estúdios Disney.

Em 1981, junto com Alexandro Jodorowsky, iniciou a saga de O Incal. Ainda nos anos 80, se mudou para Los Angeles e neste período "americano" publicou seus trabalhos antigos numa série de álbuns editados pela Epic Comics. Em 1985, foi para Tóquio e fez o roteiro, os cenários e os figurinos do longa-metragem de animação Little Nemo, adaptação da obra de Winsor McCay. Em 1989, ilustrou uma história do Surfista Prateado escrita por Stan Lee e também produziu uma popular série de pôsteres de super-heróis para a Marvel Comics. Em 1990, colaborou na edição especial da Dark Horse Concrete Celebrates Earth Day. Em 1997, junto com Jean-Claude Mézières, foi responsável pela concepção visual do filme "O Quinto Elemento", de Luc Besson, cujo roteiro é visivelmente inspirado na série O Incal.

Jean Giraud também já realizou vários trabalhos de ilustrações para romances e histórias de ficção-científica e foi o responsável pela edição ilustrada do livro O Alquimista do escritor Paulo Coelho.
É reconhecido ampla e justamente como um dos melhores artistas de histórias em quadrinhos na Europa e no mundo, tendo recebido inúmeros prêmios durante sua carreira.


fonte: http://www.devir.com.br/hqs/jorodowsky_moebius.php

Nenhum comentário :