Dispensado em 1960, Giraud tornou-se assistente de Joseph Gillain (Jijé) na série de faroeste Jerry Spring. Como ele mesmo admite, esta provou ser a melhor escola de arte que já freqüentou. Em 1961, ele parou de trabalhar com Jijé e começou a fazer História das Civilizações, uma publicação do Estúdio Hachette, onde ficou até 1963, quando criou (com o roteirista Jean-Michel Charlier) uma série de faroeste chamada Fort Navajo, publicada na revista Pilote, que, no seguinte, mudou de título: Lieutenant Blueberry. Em 1963, também colaborava na revista de sátiras Hara-Kiri, onde publicou suas primeiras histórias com o pseudônimo de Moebius. Nesta mesma época, usando seu outro pseudônimo ("Gir"), criou outras histórias em quadrinhos num estilo experimental. Em janeiro de 1973, os alter-egos de Giraud se cruzaram quando a revista Pilote publicou "La Deviation", uma história surreal em preto e branco assinada por Gir, retratando as férias de... Jean Giraud!
Em 1975, junto com Jean-Pierre Dionet, Philippe Druilet e Bernard Farkas, fundou a Humanoïdes Associés e criou a revista Métal Hurlant, onde publicou suas inovadoras histórias de fantasia e ficção-científica, entre elas Arzach e A Garagem Hermética. Neste mesmo ano, Giraud foi contratado por Alexandro Jodorowsky para fazer o desenho de produção da adaptação cinematográfica do romance de Frank Herbert: Duna. Quando o projeto foi engavetado, ele foi trabalhar na produção do filme Alien, O 8º Passageiro. Em 1980, desenhou o story-board de Tron, produção dos estúdios Disney.
Em 1981, junto com Alexandro Jodorowsky, iniciou a saga de O Incal. Ainda nos anos 80, se mudou para Los Angeles e neste período "americano" publicou seus trabalhos antigos numa série de álbuns editados pela Epic Comics. Em 1985, foi para Tóquio e fez o roteiro, os cenários e os figurinos do longa-metragem de animação Little Nemo, adaptação da obra de Winsor McCay. Em 1989, ilustrou uma história do Surfista Prateado escrita por Stan Lee e também produziu uma popular série de pôsteres de super-heróis para a Marvel Comics. Em 1990, colaborou na edição especial da Dark Horse Concrete Celebrates Earth Day. Em 1997, junto com Jean-Claude Mézières, foi responsável pela concepção visual do filme "O Quinto Elemento", de Luc Besson, cujo roteiro é visivelmente inspirado na série O Incal.
Jean Giraud também já realizou vários trabalhos de ilustrações para romances e histórias de ficção-científica e foi o responsável pela edição ilustrada do livro O Alquimista do escritor Paulo Coelho.
É reconhecido ampla e justamente como um dos melhores artistas de histórias em quadrinhos na Europa e no mundo, tendo recebido inúmeros prêmios durante sua carreira.
fonte: http://www.devir.com.br/hqs/jorodowsky_moebius.php
Nenhum comentário :
Postar um comentário