quarta-feira, 25 de junho de 2008

SIDNEY LUMET, PARABÉNS

Sidney Lumet

Realizador norte-americano, Sidney Wermus Lumet nasceu a 25 de Junho de 1924, em Filadélfia. Filho de um actor e de uma bailarina, estreou-se artisticamente aos 4 anos, numa rádio judaica de Nova Iorque. Durante a década da Grande Depressão, foi actor infantil nos palcos da Broadway e chegou mesmo ao cinema com um pequeno papel no drama One Third of a Nation (1939). Em 1947, fundou um grupo teatral formado por ex-alunos do Actor's Studio de Lee Strasberg, entre os quais se contavam Yul Brynner. Em 1950, foi convidado para entrar para os quadros da estação televisiva CBS, tendo trabalhado como realizador de séries e teledramáticos. Impressionado pelo seu trabalho, Henry Fonda convidou-o a dirigir Twelve Angry Men (Doze Homens em Fúria, 1957), um drama de tribunal que se tornaria um filme de culto e valeu a Lumet a sua primeira nomeação para o Óscar de Melhor Realizador. A história de 12 jurados que deliberam sobre o grau de culpa de um jovem que é acusado de ter assassinado o seu pai, em que só um deles (Fonda) acredita na sua inocência, espantou os cinéfilos pela sobriedade da realização e pelo clima de tensão que o argumento proporciona. A brilhante direcção de actores feita por Lumet verificou-se na adaptação da peça de Eugene O'Neill Long Day's Journey Into Night (Longa Viagem Para a Noite, 1962): protagonizado por Katherine Hepburn, Ralph Richardson e Jason Robards, o filme não conseguiu disfarçar o gosto de Lumet pela teatralidade cinematográfica. Depois de filmes como The Pawnbroker (O Agiota, 1965) dominado por uma portentosa interpretação de Rod Steiger e The Deadly Affair (Duas Plateias Para a Morte, 1967), Lumet assinou um dos títulos mais emblemáticos da sua carreira: Serpico (1973), um policial protagonizado por Al Pacino sobre um polícia nova-iorquino obcecado em denunciar o clima de corrupção que se vive na sua esquadra. Depois de adaptar à tela eficazmente Agatha Christie em Murder on the Orient Express (Crime no Expresso do Oriente, 1974), fez novamente parceria com Al Pacino em Dog Day Afternoon (Um Dia de Cão, 1975) um história baseada num facto verídico sobre um jovem homossexual que assalta um banco e faz reféns com o objectivo de angariar fundos para uma operação de mudança de sexo do seu namorado. O êxito do filme contribuiu-lhe para uma nomeação para o Óscar de Melhor Realizador, feito que repetiu no ano seguinte com Network (Escândalo na TV, 1976), uma crónica descritiva da falta de ética no mundo da televisão. Depois de sucessos como Equus (1977), que permitiu a Richard Burton uma extraordinária interpretação e Prince of the City (O Príncipe da Cidade, 1981), fez uma crítica acérrima ao mundo da advocacia com The Veredict (O Veredicto, 1982), granjeando a quarta nomeação para o Óscar e possibilitando boas interpretações a Paul Newman e James Mason. A partir daí, enveredou numa onda de fracassos de bilheteira que englobam títulos como Deathtrap (Armadilha Mortal, 1982), Power (As Chaves do Poder, 1986), Running on Empty (Fuga Sem Fim, 1986), Family Business (Negócio de Família, 1989) e Gloria (1999).

Filmografia
2007 - Antes que o diabo saiba que você está morto (Before the devil knows you're dead)
2006 - Sob suspeita (Find me guilty)
2004 - Rachel, quand du seigneur
2004 - Strip search (TV)
1999 - Gloria - A mulher (Gloria)
1997 - O impaciente (Critical care)
1997 - Sombras da lei (Night falls on Manhattan)
1993 - Culpado como o pecado (Guilty as sin)
1992 - Uma estranha entre nós (A stranger among us)
1990 - Q & A - Sem lei, sem justiça (Q & A)
1989 - Negócios de família (Family business)
1988 - O peso de um passado (Running on empty)
1986 - Os donos do poder (Power)
1986 - A manhã seguinte (Morning after, The)
1984 - Fala Greta Garbo (Garbo talks)
1983 - Daniel (Daniel)
1982 - O veredicto (Veredict, The)
1982 - Armadilha mortal (Deathtrap)
1981 - O príncipe da cidade (Prince of the city)
1980 - Just tell me what you want
1978 - O mágico inesquecível (Wiz, The)
1977 - Equus (Equus)
1976 - Rede de intrigas (Network)
1975 - Um dia de cão (A dog day afternoon)
1974 - Lovin' Molly
1974 - Assassinato no Orient Express (Murder on the Orient Express)
1973 - Serpico (Serpico)1973 - Até os deuses erram (Offence, The)
1972 - Child's play
1971 - O golpe de John Anderson (Anderson tapes, The)
1970 - King: A film recorded... Montgomery to Memphis
1969 - Brutalidade desenfreada (Last of the mobile hot shots)
1969 - O encontro (Appointment, The)
1968 - Grotesca despedida (Bye bye braverman)
1968 - A gaivota (Sea gull, The)
1967 - Chamada para um morto (Deadly affair, The)
1966 - O grupo (Group, The)
1965 - A colina dos homens perdidos (Hill, The)
1964 - Limite de segurança (Fail-safe)
1964 - O homem do prego (Pawnbroker, The)
1962 - Longa jornada noite adentro (Long day's journey into the night)
1961 - Panorama visto da ponte (Vu du pont)
1960 - Rashomon (TV)
1960 - Iceman cometh, The (TV)
1959 - Mulher daquela espécie (That king of woman)
1959 - Vidas em fuga (Fugitive kind, The)
1958 - Quando o espetáculo termina (Stage struck)
1958 - Count of Monte Cristo, The (TV)
1958 - All the king's men (TV)
1957 - 12 homens e uma sentença (12 angry men)

Prêmios
Recebeu 4 indicações ao Oscar, na categoria de Melhor Diretor, por "12 Homens e uma Sentença" (1957), "Um Dia de Cão" (1975), "Rede de Intrigas" (1976) e "O Veredicto" (1982).- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, por "O Príncipe da Cidade" (1981). - Recebeu 5 indicações ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Diretor, por "Um Dia de Cão" (1975), "Rede de Intrigas" (1976), "O Príncipe da Cidade" (1981), "O Veredicto" (1982) e "O Peso de um Passado" (1988). Venceu em 1976.- Recebeu 4 indicações ao BAFTA, na categoria de Melhor Diretor, por "Assassinato no Orient Express" (1974), "Serpico" (1974), "Um Dia de Cão" (1975) e "Rede de Intrigas" (1976).- Recebeu 2 indicações ao BAFTA, na categoria de Melhor Filme Britânico, por "The Hill" (1965) e "The Deadly Affair" (1967).- Ganhou o Urso de Ouro, no Festival de Berlim, por "12 Homens e uma Sentença" (1957).- Ganhou o Prêmio OCIC, no Festival de Berlim, por "12 Homens e uma Sentença" (1957).- Ganhou o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Berlim, por "The Pawnbroker" (1964).- Ganhou o Prêmio Pasinetti, no Festival de Veneza, por "O Príncipe da Cidade" (1981).- Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Americano, por "12 Homens e uma Sentença" (1957).- Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Não-Europeu, por "The Pawnbroker" (1964).

fontes: Sidney Lumet. In Infopédia . Porto: Porto Editora, 2003-2008.

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