New York Dolls
Too Much Too Soon
(1974)
(Edição 36,Julho de 1988)
por Celso Pucci
Uma garagem, guitarras, baixo e bateria: rock simples e direto,
tocado muito alto, pegando na veia. Esta história começou durante os
anos 60 com o surgimento de inúmeras bandas americanas em resposta à
"invasão britânica" capitaneada pelos Beatles e os Stones, baseadas em
um despojamento musical que se cristalizaria no som demencial de grupos
como o Velvet, os Stooges e o MC5. Serviu de estopim para a explosão do
punk em 76 e continua a ser contada até hoje, através de sua influência
em diversas tendências do rock contemporâneo. Esta história tem um
capítulo especial reservado para as "bonecas de Nova York".
No visual, os Dolls levavam às últimas conseqüências - beirando o
escracho total - a androginia sugerida pelo glitter que se projetava nas
figuras de David Bowie e Marc Bolan: maquilagem pesada, bijuterias e
roupas femininas. Em termos musicais, foram essenciais no processo de
criação de uma estética típica do rock nova-iorquino, que mais tarde
floresceria nos trabalhos do Television, Talking Heads, Blondie, Ramones
e outros.
Formado no fim de 71, o grupo era composto originalmente pelo
vocalista David Johansen, os guitarristas Johnny Thunders e Rick Rivets,
o baixista Arthur Kane e o baterista Billy Murcia. Logo, Rivets foi
substituído por Sylvain Sylvain, e assim os Dolls começaram a se
apresentar no cenário local, causando sensação. Em novembro de 72,
durante a primeira tour inglesa da banda, Billy Murcia morreu de
overdose, em Londres. De volta a Nova York, os Dolls só retornam à ativa
no ano seguinte, já com Jerry Nolan na bateria.
Então, gravam seu álbum de estréia, com produção de Todd Rundgren
(ex-Nazz), que contava com faixas antológicas como "Personality Crisis" e
"Looking for a Kiss", que retratavam fielmente a fúria primitiva do som
do grupo. Em 74, eles gravariam seu segundo e último disco "oficial",
que, junto com o primeiro, tornaram-se legendários. Não menos legendário
foi o nome escolhido para produzir Too Much Too Soon: George "Shadow"
Morton, um dos grandes produtores do começo dos anos 60, criador das
Shangri-Las e fundador da Red Bird Records, ao lado de Phil Spector,
Jerry Leiber e Mike Stoller. Morton reforçou a vertente rhythm'n'blues
da banda, que desta feita optou por inserir quatro covers entre as dez
faixas do disco. Resultado: "Stranded in the Jungle" (sucesso do grupo
vocal The Cadets, em 56), "(There's Gonna Be a) Showdown" (da dupla
Gamble e Huff, mestres do soul da Philadelphia), "Don't Start Me
Talkin'" (do bluesman Rice Miller, ou Sonny Boy Williamson) e "Bad
Detective" (de K. Lewis) transformaram-se em clássicos instantâneos na
interpretação dos Dolls. O material próprio do grupo também não deixava
por menos, especialmente nas faixas compostas por Johansen e Thunders:
"Babylon", "Who Are the Mystery Girls?", "It's Too Late" e "Human
Being", que já soltavam as faíscas que originariam o incêndio que tomou
conta do circo do rock dois anos depois.
Apesar da aclamação da crítica, tanto New York Dolls como Too Much
Too Soon foram retumbantes fracassos comerciais, o que precipitou o fim
da banda, depois de um curto período em que foram empresariados por
Malcolm McLaren. Porém, Johansen e Sylvain continuaram a se apresentar
como New York Dolls até 77, com vários músicos acompanhantes, até
partirem para erráticas carreiras solo (assim como Thunders, depois de
um breve período ao lado de Nolan nos Heartbreakers). Hoje em dia,
Johansen atende pela alcunha de Buster Poindexter, um impagável
entertainer. Das outras "bonecas", nenhuma mova notícia. Mas, seja como
for, as marcas deixadas pelas "assassinas de batom" continuam vivas.
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