quarta-feira, 9 de julho de 2008

A GENERAL

Buster Keaton

Durante a Guerra Civil americana, maquinista do sul tem o trem e a namorada roubados pelo exército do norte e parte para resgatar ambos.
Não se trata de erro de concordância. É mesmo "A General", pois o título se refere à locomotiva do herói. Embora já tivesse saído antes pela Continental em versão duvidosa, agora se pode ver com boa cópia restaurada esta obra-prima do genial Buster Keaton (1895-1966), um dos maiores cômicos do cinema mudo, para muitos superior até a Charles Chaplin (que o convidou, quando Keaton estava em total decadência, para fazer um papel secundário em "Luzes da Ribalta", de 1952).
Acrobata perfeito, rei das cenas perigosas e ousadas, Keaton modestamente apenas co-assinava seus filmes, apesar de controlá-los por completo. O resultado era invariavelmente brilhante na colocação da câmera, na criatividade e na exploração do humor físico.
A graça girava sempre em torno de sua impassividade e cara de pau, além da incrível capacidade de desafiar e superar os obstáculos, geralmente mecânicos.Curiosamente, "A General" não é uma comédia pastelão.
Pode ser até classificado como filme de ação, com uma seqüência, a do trem nortista caindo da ponte, que dizem ter sido a mais cara realizada em todo o período mudo. O filme ainda tem romance e, como sempre no caso de Keaton, um final notável. Enfim, um clássico.

Nenhum comentário :