sexta-feira, 3 de agosto de 2012

AH! A ALMA

Por  Ticiana Vasconcelos Silva

O ascetismo faz bem, mas um belo sorvete de chocolate com banana caramelada é um deleite para a alma.

Os sentidos

Segundo a filosofia budista, percebemos o mundo através dos 5 sentidos e através deles delimitamos, consequentemente, nossa visão de mundo. Isso implica dizer que existe algo além disso, coisas que não percebemos por estarmos "presos" a estes sentidos, sempre buscando o prazer e rejeitando a dor.
Daí então o ascetismo, como "processo" de purificação desses sentidos, que insistem em repetir os momentos de prazer e evitar ao máximo a experiência da dor, nos jogando sempre aos extremos. De fato, se observarmos com mais sutileza e paciência este processo, torna-se quase científico chegar à conclusão de que os sentidos nos limitam profundamente. E que a alma aguarda o momento sutilíssimo de libertação desta dualidade "dor e prazer". Mas, como Buda mesmo enfatiza, temos que nos fiar no caminho do meio. Nem muito ascetismo e nem entrega total ao prazer, pois ambos enrobustecem a ilusão e nos afastam da verdade.
Hoje, quando comi este sorvete com banana, um coisa tão simples, mas um momento tão meu, senti novamente a minha alma de criança se iluminar e se deleitar.
São estes momentos em que a consciência vislumbra, de muito longe ainda, o que é a liberdade. Liberdade de conceitos, de tensões, de esperanças e desesperanças, de busca e de desejos. Apenas estar e ser e viver. Aquilo como aquilo é, mas tão intimamente em seu ser e ao mesmo tempo tão livre de ânsias e desejos, que não há mais nada a saber. O problema é que estes momentos são raros e se não estivermos atentos, passam despercebidos. Mas com treinamento, podem se tornar mais frequentes e tornar a sua vida mais verdadeira e menos desgastante.
Em verdade isto o que vivenciei é a própria entrega. Nada de sublime ou enigmático. Muito simples, aliás. Por isso a dificuldade de encontrarmos a nossa essência. Porque, no fundo, ela é muito simples e não tem nada a ver com tantas filosofias, buscas e esperas. Basta estar atento. Ela é muito sutil e aguarda a sua conexão.

Fonte: http://paradoxodoser.blogspot.com.br/2012/07/ah-alma.html

Nenhum comentário :