Uma exposição feita em Varsóvia, em 1964, confirmou o esplendor de seu talento, uma vez que conseguiu vender todas as obras.
Beksinski
então, se atirou com afinco na pintura, trabalhando sempre ao som de
música clássica. Ele logo se tornou a principal figura contemporânea
arte polonesa e adotou o gênero “fantasy art” até meados da
década de 1980. Nesta fase de sua vida artística, Beksinski teve a fase
mais produtiva criando obras com temas apocalípticos, ambientes
surrealistas e obscuros, sempre carregados de uma atmosfera pesada e
muitos detalhes. Beksinski afirmou: "Eu gostaria de pintar de tal forma
como se eu fosse fotografar os sonhos".
A década de 1980 foi o período em que marcou a transição de
Beksinski. Durante este período, suas obras tornaram-se mais popular na
França, e ele atingiu uma popularidade significativa na Europa
Ocidental, nos Estados Unidos e no Japão. Entre a década de 1980 e
início de 1990, a arte de Beksinsi mudou bastante. Segundo o artista “eu
estou indo em direção ade uma maior simplificação do fundo e ao mesmo
tempo um considerável grau de deformação das figuras que estão sendo
pintadas sem o que é conhecido com a luz e sombra natural (...)”.
Nos últimos anos da vida, Beksinski se dedicou a fotografia digital e foto-manipulação por meio do computador.
Beksinski morreu aos 75 anos assassinado com diversas facadas por um estudante de 19 anos.
Em 2006 um museu dedicado a Beksinski foi inaugurado na cidade de Sanok na Polônia. No museu está exposto cerca de 50 pinturas e 120 desenhos do artista.
Fonte: http://ensaiododesenho.blogspot.com/2011/02/as-visoes-pos-apocalipticas-de-zdzislaw.html
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