09/11/1913 - 19/01/2000
Artista de Hollywood, de
origem austríaca, considerada a mulher mais bela do mundo nas décadas de
30 e 40. Conquistou a fama ao aparecer despida numa piscina no ousado
filme checo Êxtase (Ecstasy), em 1932, cuja cena teve a duração de dez
minutos. Foi sua primeira atuação nas telas e a mais polêmica. O filme,
também chamado de Sinfonia de Amor, provocou o primeiro escândalo da
história do cinema. Para conseguir que Lamarr fizesse uma expressão
semelhante à de quem estivesse tendo um orgasmo, o diretor Gustav
Machaty espetou seu bumbum com um alfinete. Hedy Lamarr ficava nua,
corria entre árvores e mergulhava num rio. Depois, havia uma simulação
de ato sexual. Tudo de muito longe. Durava apenas dez minutos, mas um
comitê do governo americano se escandalizou. A fita saiu de cartaz, e a
maioria de suas cópias acabou queimada. Também por causa do escândalo,
Hedy foi espancada pelo marido, um fabricante de armas, que gastou mais
de 300 mil dólares para incinerar outras cópias disponíveis na Europa.
Disfarçada com as roupas da empregada, Hedy fugiu para Paris e depois
para os Estados Unidos.
Lamarr ficou rica e famosa
devido à sua beleza, atributo que considerava uma maldição. Meu rosto é
uma máscara que não posso remover, escreveu em Ecstasy and Me, sua
autobiografia, de 1966. Filha de um rico empresário austríaco, Hedwig
Eva Maria Kiesler seguiu para Hollywood, onde ganhou o nome artístico
que a tornou conhecida e atuou em cerca de 40 produções.
Alcançou
a popularidade no mundo todo por sua atuação em Sansão e Dalila (Samson
and Delilah), épico produzido em 1949 e dirigido por Cecil B. DeMille.
Depois de interpretar Dalila, ao lado do galã Victor Mature no papel de
Sansão, ela entraria de vez no panteão das mulheres fatais de Hollywood.
A atriz esteve perto protagonizar a heroína do clássico Casablanca,
fazendo par romântico com Humphrey Bogart, mas preferiu deixar o papel
para Ingrid Bergman. Nem por isso deixou de ser a fulgurante estrela que
era. Na verdade, Lamarr encontrou as portas do cinema americano abertas
menos para seu talento dramático que para sua aparência. Qualquer
mulher pode parecer glamourosa no cinema. Basta ficar quieta e fazer
cara de burra, ironizava. No auge da carreira, na década de 40, ela
havia estrelado 25 filmes. Casou-se cinco vezes, uma delas com o magnata
do petróleo W. Howard Lee, que depois foi marido de Gene Tierney. Por
ocasião do divórcio, ele queixou-se amargamente da artista, que gastava
loucamente, quase me levando à ruína material e moral.
Em
1942, esposa de um rico fabricante de armamentos bélicos, Lamarr e o
compositor George Antheil patentearam um sistema de rádio com proteção
contra interferências, posteriormente utilizado pela marinha no
aperfeiçoamento dos torpedos teleguiados. A tecnologia é precursora da
técnica que levou à invenção da telefonia celular. Nos anos 70, a atriz
atravessou uma forte crise financeira e chegou a empenhar suas jóias e a
desfazer-se de propriedades.
Em 1998, Lamarr recebeu uma indenização da
companhia de software Corel, que fabrica programas de artes gráficas. A
imagem da estrela quando jovem, reconstituída digitalmente, ornamentava
a caixa do software Corel Draw 8. Após acordo, a Corel conseguiu
autorização para estampar o rosto da atriz em seu software durante cinco
anos. Nos últimos anos, a atriz havia se tornado uma mulher reclusa e
amargurada. Foi presa duas vezes, ao ser descoberta roubando em lojas em
Los Angeles e nos subúrbios de Orlando, Flórida, onde morava. Apesar
dos vários casamentos e três filhos (um adotivo), morreu só, aos 86
anos, em 19 de janeiro de 2000.
Êxtase (1932)
Filmografia
1932: Êxtase (Ecstasy)
1938: Argélia (Algiers)
1939: Flor dos Trópicos (Lady of the Tropics)
1939: A Mulher que Eu Quero (I Take This Woman)
1940: Fruto Maldito (Boom Town)
1940: Inimigo X (Comrade X)
1940: Fruto Romântico (Boom Town)
1941: Pede-se um Marido (Come Live with Me)
1941: Sol de Outono (H.M. Pulham, Esq.)
1941: Este Mundo É um Teatro/A Vida é um Teatro (Ziegfeld Girl)
1942: Boêmio Errante (Tortilla Flat)
1944: Idílio Perigoso (Experiment Perilous)
1945: Sua Alteza e o Groom (Her Highness and the Bellboy)
1949: Sansão e Dalila (Samson and Delilah)
1950: O Vale da Ambição (Copper Canyon)
1950: Mulher Sem Nome (Lady Without Passaport)
1957: A História da Humanidade (The Story of Mankind)
1957: Naufrágio de uma Ilusão (The Female Animal)
1932: Êxtase (Ecstasy)
1938: Argélia (Algiers)
1939: Flor dos Trópicos (Lady of the Tropics)
1939: A Mulher que Eu Quero (I Take This Woman)
1940: Fruto Maldito (Boom Town)
1940: Inimigo X (Comrade X)
1940: Fruto Romântico (Boom Town)
1941: Pede-se um Marido (Come Live with Me)
1941: Sol de Outono (H.M. Pulham, Esq.)
1941: Este Mundo É um Teatro/A Vida é um Teatro (Ziegfeld Girl)
1942: Boêmio Errante (Tortilla Flat)
1944: Idílio Perigoso (Experiment Perilous)
1945: Sua Alteza e o Groom (Her Highness and the Bellboy)
1949: Sansão e Dalila (Samson and Delilah)
1950: O Vale da Ambição (Copper Canyon)
1950: Mulher Sem Nome (Lady Without Passaport)
1957: A História da Humanidade (The Story of Mankind)
1957: Naufrágio de uma Ilusão (The Female Animal)
Fonte: http://www.memorialdafama.com/biografiasEI/HedyLamarr.html
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