Richard Corben (nasceu em 1 de Outubro de 1940) na cidade pequena cidade de Anderson (Missouri) é um desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos estadunidense, mais conhecido por suas histórias de fantasia e horror publicadas na revista Heavy Metal.
O trabalho de Corben influenciou uma geração de ilustradores e novelistas gráficos, tanto nos E.U.A. como na Europa. Trabalhou com os seguintes guionistas: Bruce Jones, Jan Strnad, Harlan Ellison, Brian Azzarello, Mike Mignola, entre outros.
Frequentemente a obra de Corben é catalogada como pornográfica devido ao seu acentuado conteúdo sexual.
Desde muito pequeno e como consequência do seu carácter introvertido, desenhava sistematicamente até que os lápis ou o papel se gastassem.
Os primeiros comic's que recorda ter desenhado foram aos 6 ou 7 anos. Aos 10 era já celebre no seu colégio devido às suas aventuras dedicadas ao seu cão Trail.
Entre 1963 e 1972, dedicou o seu tempo livre a experimentar outros campos criativos, como a pintura, produção própria de películas, escultura, comic's e o seu fanzines "Fantagor".
O seu primeiro comic "Monsters Rule", publicou-se entre 1968 e 1969 num fanzine underground "Voice of Comicdom".
Em 1968 fez um filme animado de criação própria, "Nuncanada"
Em 1970 começou a desenhar historias de terror para as publicações "Warren Publishing", "Creepy", "Eerie", e "Vampirella".
Em 1973 Ganhou o prémio Warren , pelo melhor desenhador e pala melhor capa anual, destronando Frazzeta.
Em 1975, participa na revista "Métal Hurlant", fundada por Moebius, Druillet e Dionnet. Corben conseguiu a consagração com a criação das aventuras de Den. Dois anos mais tarde, nos E.U.A., sairia a revista "Heavy Metal" onde participou activamente.
Em 1976 adaptou uma narração de Robert E. Howard, "Bloodstar".
A partir deste momento a sua actividade artística e a sua fama perante o público nunca mais parou.
Nos últimos anos, deu a sua pessoal interpretação às seguintes personagens: Alien, Hulk, John Constantine, Hellboy, Bigfoot e Conan.
Adaptou os seguintes poemas e texto de terror para comic's:
- The House on the Borderland, Texto de William Hope Hodgson, 2003
- Haunt of Horror - I, poemas e relatos de Edgar Allan Poe, 2007
- Haunt of Horror - II, poemas e relatos de H.P. Lovecraft, 2009
Nenhum comentário :
Postar um comentário