sexta-feira, 18 de novembro de 2011

NOSSA LIBERDADE

 FOTO DE RICARDO SILVA

Não. A foto aí acima não foi tirada em Nova Iorque, mas é a cópia perfeita da imagem que existe por lá. Há pouco tempo descobri que Maceió também possuía a sua estátua da liberdade, mas nunca imaginei que ela fosse, de fato, a réplica perfeita da imagem que é considerada o símbolo dos Estados Unidos. Descobri isso hoje e queria dividir com vocês.
 FOTO DE RICARDO SILVA

As estátuas da liberdade que ficam em Maceió e em Nova Iorque foram feitas na mesma fundição, em Paris (que também possui uma réplica igual à de Maceió). Explicando melhor: em todo o mundo só existem três estátuas originais. A maior delas, mais conhecida e que deu origem às demais é a de Nova Iorque. As outras duas são cópias fiéis, foram feitas na mesma fundição e pelo mesmo escultor, e ficam em Paris e Maceió. "O restante é réplica", disse a minha fonte.
Como a estátua veio parar em Alagoas? Bem, o pintor Rosalvo Ribeiro - considerado o maior pintor alagoano - morou em Paris por muito tempo, conheceu e foi amigo do escultor Eugene Bartholdi - criador da estátua. Não sei se a obra de arte foi um presente ou se foi resultado de alguma troca de favores (nunca se sabe né?!), mas o fato é que ela chegou a Maceió graças à amizade de Rosalvo Ribeiro com o escultor. Da janela do Museu da Imagem e do Som (Misa), localizado no bairro histórico de Jaraguá, dá para apreciar a estátua, que foi colocada bem próxima à Praia da Avenida. Hoje, o monumento divide as atenções com uma favela erguida à beira-mar e talvez seja por isso que ela passe despercebida aos nossos olhos diariamente. 



Fonte: http://jamyllebezerra.blogspot.com/2009/08/nossa-liberdade.html

Nenhum comentário :