quarta-feira, 19 de outubro de 2011

LARRY CORYELL

 Coryell nasceu no dia 2 de abril de 1943, em Galveston, Texas. Ele começou a tocar violão em bandas de rock quando era um adolescente e depois começou a tocar jazz quando estudava jornalismo na Universidade de Washington.
Quando Coryell tinha 22 anos, ele se mudou para New York e se juntou ao grupo de Chico Hamilton. No ano seguinte, junto com Bob Moses e Jim Pepper ele co-fundou "Free Spirits", que era um das bandas seminais do fusion. 
No início dos anos 70, ele participou de uma sucessão de grupos de jazz-rock, inclusive Foreplay e Eleventh House.
Entre os músicos mais freqüentes estavam os tecladistas Mike Mandel e Chick Corea, o guitarrista John McLaughlin e o baterista Billy Cobham.
No meio dos anos setenta, Coryell excursionou pela Europa em apresentações de solo e duos acústicas(com Philippe Catherine). Charles Mingus o recrutou para algumas das suas últimas sessões, incluindo "Three Or Four Shades Of Blue", de 1977.
Um dos discos mais influentes de Coryell é "Together", um dueto que ele gravou com a talentosa guitarrista Emily Remler em 1985, que 5 anos depois morreu de um ataque de coração com a idade de 32 anos. Durante os anos noventa, Coryell variou entre jazz e desempenhos clássicos e latinos.

Fonte: http://www.clubedejazz.com.br/ojazz/jazzista_exibir.php?jazzista_id=185

Nenhum comentário :