quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O OLHO DO DIABO

Djävulens Öga (1960)
Ingmar Bergman


SINOPSE
"A castidade de uma mulher é um treçolho no olho do Diabo" é o provérbio irlandês em que se inspira este filme, que começa no Inferno, com o Diabo a sofrer uma irritação na vista. A causa é a castidade da filha de um pastor. Britt-Marie tem 20 anos, é encantadora e está noiva. A arma do Diabo contra a virgindade da rapariga será o lendário Don Juan. Assim, este regressa à Terra, acompanhado pelo devasso criado, Pablo. Conseguindo fazer-se convidar para a casa do distraído pastor, na sua ausência, Don Juan ataca alternando subtileza com arrojo. Mas acaba por falhar. Apesar de tentada, a filha do pastor apenas se aparecerá a ele por piedade em relaçao ao seu sofrimento. Pablo, por seu lado, tem melhor sorte com a mulher do pastor. Don Juan, repelido, apaixona-se pela rapariga. Chamado de novo ao Inferno por um Diabo zangado e sofrendo do olho, é obrigado a ouvir Britt-Marie na sua noite de núpcias. É só quando esta conta uma pequena mentira ao seu namorado que o olho do Diabo se cura.
INTÉRPRETES
Jarl Kulle, Bibi Andersson, Stig Järrel, Nils Poppe, Gertrud Fridh, Sture Lagerwall, Georg Funkquist, Gunnar Sjöberg, Torsten Winge, Axel Düberg, Kristina Adolphson, Allan Edwall, Ragnar Arvedson, Gunnar Björnstrand.





Fontes:  http://www.dvdpt.com/o/o_olho_do_diabo.php   /  http://dimensaoestetica.blogspot.com/2007/12/o-olho-do-diabo-de-ingmar-bergman.html

Nenhum comentário :