terça-feira, 24 de janeiro de 2012

BRONZES DE RIACE (Bronzi di Riace)


por  Pedro Torre

Quem for à Europa, e tiver a Itália no roteiro, não deve deixar de ir até Reggio, na Calábria, para admirar duas obras do século V a.C., que estão em exposição no Museu Nacional de Reggio.
São dois guerreiros em bronze, com dois metros de altura e encontradas, em 1973, no fundo do mar de Riace, a 300 metros da costa e a 8 metros de profundidade.
Os conhecedores calculam que sejam obras de “bronzistas” gregos do século V antes de Cristo, que na época eram mestres no trabalho com metais.  As peças antigas de bronze que existem em museus estão incompletas ou danificadas, ao contrário destas que se acham em excelente estado de conservação. Os dois guerreiros de valor incalculável, são conhecidos como: I Bronzi de Riace começaram a serem restaurados logo após de achados, pelos técnicos do Museu Nacional de Reggio. Para complementar a restauração, foi transportado ao Centro de Restauração da Superintendência da Toscana, onde o trabalho foi finalizado em 1982.


































Os lábios e as faixas na testa são de cobre. Os cílios de prata, assim como os dentes das duas estátuas.  Os olhos, provavelmente foram feitos de marfim, calcário e pasta vítrea. Quem os vê de perto fica admirado pela perfeição dos detalhes, a musculatura anatomicamente proporcionada, destacando-se as mãos que aparecem com incrível precisão (mãos são muito difíceis de serem esculpidas).
A posição das estátuas eretas, apoiadas somente nos pés, mostra um equilíbrio raro em peças destas dimensões e peso.
* Os Bronzes de Riace (Bronzi di Riace) são estátuas de bronze encontradas no Mar Jônico por Stefano Mariottini durante suas férias em 16 de agosto de 1972, a cerca de 6 a 8 metros de profundidade, que atualmente se encontram no Museu Nacional da Magna Grécia (Museo Nazionale della Magna Grecia), na cidade de Reggio Calabria, no extremo sul da Itália. São duas magnificas obras de arte, datadas por volta do Séc. V aC., exemplos de antiga escultura grega, pertencentes ao período transitório entre a escultura grega arcaica e o antigo estilo clássico, dadas sua geometria idealizada e anatomia impossível, apesar de seu aparente "realismo"; uma delas se atribui ao Fídias, considerado o maior escultor da Grécia Antiga.

 Fontes: http://www.jornaldaimprensa.com.br/Editorias/1485/I-bronzi-di-riace  e  Wikipédia

Nenhum comentário :