segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MOTT THE HOOPLE

Por Gabriel Gonçalves

Formado em 1969, o Mott The Hoople foi a junção de duas bandas britânicas: The Soulents, de onde saíram o guitarrista Pete Watts e o baterista Dale Griffin; e The Buddies, que contava com Mick Ralphs na guitarra e Stan Tippins no vocal. A princípio, a banda se chamava Silence (Watts trocou a guitarra pelo baixo e o tecladista Verden Allen entrou no grupo), mas mudou de nome após chamar a atenção de Guy Stevens, um ex-presidiário que enquanto cumpria pena descobriu o romance “Mott The Hoople” do autor Willard Manus, e procurava a banda certa para este nome.
Stevens gostou da banda, mas não do vocalista, então foram colocados anúncios que diziam: “Procura-se vocalista. Tem que ter noção de imagem e estar faminto”. Ian Hunter apareceu e preencheu a vaga, ficando Tippins com o cargo de gerente de turnê.
Ainda em 1969, o debut homônimo da banda foi lançado e se tornou um sucesso Cult. O sucessor “Mad Shadows”, lançado em 1970, foi muito mal nas vendas, apesar da qualidade de canções como “Walkin’ With a Mountain”. No ano seguinte, mais um álbum foi posto no mercado: “Wild Life” trazia um som um pouco diferente, com canções mais acústicas, e conseguiu ser ainda pior nas vendas do que seu antecessor. Apesar de estarem construindo uma boa base de fãs, as vendas não melhoravam, e o quarto álbum, “Brain Caper, lançado em 1971, mantendo as vendas em baixa. O fundo do poço chegou após um show numa estação de gás desativada na Suíça, quando a banda decidiu se separar.
David Bowie, um grande fã da banda, soube que eles estavam se separando e conseguiu demovê-los a idéia. Bowie chegou a oferecer a canção “Suffragette City”, que seria lançado no ainda inédito “Ziggy Stardust”, mas a banda recusou. Ele então escreveu uma música chamada “All The Young Dudes” e deu para o Mott The Hoople. A canção foi lançada como single em 1972 e se tornou o maior sucesso comercial da banda – anos mais tarde ela foi regravada por Bruce Dickinson no seu primeiro álbum solo, “Tattooed Millionaire”. No mesmo ano foi lançado o álbum “All The Young Dudes”, produzido por David Bowie, que vendeu bem e chegou ao 21º posto das paradas britânicas.
No sucesso de “All The Young Dudes”, e pouco antes do lançamento do álbum posterior, intitulado de “Mott”, Verden Allen deixou a banda, sendo substituído por dois tecladistas: Morgan Fisher se juntou á banda como tecladista e Mick Bolton como o responsável pelos Hammond. “Mott” entrou no top 10 das paradas britânicas e até hoje é o álbum de maior sucesso da banda nos estados Unidos, sendo os principais hits as canções “Honaloochie Boogie” e “All The Way from Memphis”.
Em agosto de 1973, Mick Ralphs deixou a banda para formar o Bad Company junto com Paul Rodgers, e foi substituído pelo antigo guitarrista do Spooky Tooth, Luther Grosvenor que, para evitar problemas contratuais, mudou seu nome para Ariel Bender. No ano seguinte foi lançado “The Hoople”, que chegou ao 28º posto das paradas norte-americanas, apesar de, em minha opinião, ser o melhor álbum deles. Músicas com “Crash Street Kids”, Marionette e o hino “Roll Away The Stone” – para mim uma das melhores músicas da história do Rock n’ Roll – mereciam muito mais. Logo após “The Hoople”, foi posto no mercado o álbum vivo “Live”, logo que Mick Ronson chegou para o lugar de Bender.
O fim esteve próximo quando Ian Hunter e Mick Ronson deixaram a banda para formarem um dupla, entretanto o guitarrista Ray Major e o vocalista Nigel Benjamin foram contratados e a banda continuou sob o nome de Mott. Esta formação chegou a lançar dois álbuns: “Drive On” em 1975 e “Shouting and Pointing” em 1976, mas após a saída de Nigel Benjamin, eles recrutaram um novo vocal e mudaram o nome da banda para British Lions.
Em janeiro de 2009 foi anunciado que a formação original da banda se reuniria para dois shows no “Hammersmith Apollo”, em Londres, realizados em outubro do mesmo ano. Em seu website, Hunter escreveu: “Por que estamos fazendo isto? Não posso falar pelos outros, mas estou fazendo só pra ver como vai ser”. Os ingressos para os dois shows se esgotaram rapidamente, e uma nova data foi adicionada. A procura pelo terceiro show também foi enorme, e mais dois shows foram inclusos.
Antes de uma apresentação de aquecimento no país de Gales, a banda comunicou que, por causa da saúde do baterista Dale Griffin, ele seria substituído por Martin Chambers, responsável pelas baquetas do The Petenders. Logo após a série de show, um box edição limitada com três CD’s que traziam o primeiro show foi lançado. Os shows receberam reviews positivos dos maiores veículos jornalísticos do mundo.
Apesar da qualidade estratosférica, dos inúmeros álbuns e shows fenomenais, o Mott The Hoople é uma banda que, em termos comerciais e de fama, ainda figura entre os grupos da 2ª divisão do Rock n’ Roll. Para variar, no Brasil eles são ainda mais ignorados do que na Europa e Estados Unidos, mas não deixe isto te parar. Corra atrás do material da banda e tire suas próprias conclusões.  


Fonte: http://imprensarocker.wordpress.com/2011/02/24/injusticados-%E2%80%93-2%C2%AA-edicao/

Nenhum comentário :