Johnston McCulley
Nascimento: 2 de fevereiro de 1883 - Morte: 23 de novembro de 1958
(acima, McCulley [de óculos] com o ator Guy Williams, o Zorro da série de TV da Disney)
Por Antônio Luiz Ribeiro
Repórter de jornal e escritor do Meio-Oeste americano, mais conhecido por ter criado o intrépido "Zorro", a Raposa justiceira da Velha Califórnia. McCulley publicou seu famoso herói inicialmente para uma história seriada, "The curse of Capistrano", publicada no "pulp" (revista popular de histórias de aventura) "All-Story Weekly", na primavera de 1919.
No ano seguinte, a história foi escolhida para estreiar o primeiro filme da United Artists, "A marca do Zorro", com Douglas Fairbanks no papel principal. Devido ao êxito da fita, McCulley oportunamente escreveu, a partir de 1922, mais de 60 livros e histórias sobre o pacato jovem aristocrata Don Diego Vega (mais tarde mudado para Don Diego de la Vega) que, para fazer justiça, usava a máscara do destemido vingador.
E "The curse of Capistrano" foi relançado em 1924 *, desta vez em forma de livro e com o título mudado para "A marca do Zorro", para aproveitar o sucesso do filme.
Curiosamente, o Zorro que McCulley escreveu para essas novas aventuras não era o daquele "pulp" de 1919, mas do filme de Fairbanks. Ou seja, o visual que hoje conhecemos do Zorro (máscara, chapéu e roupa pretos) foi criado para o filme, pois não estava exatamente na revista.
E o autor parecia querer apagar completamente a continuidade daquela aventura de estréia, preferindo adotar de vez os elementos do filme. Isso fica evidente quando, nos novos relatos, McCulley ignora que Zorro revelara sua verdadeira identidade ao público em "The curse of Capistrano". Outro exemplo: durante as filmagens, Fairbanks teve a idéia que se tornaria a marca registrada do herói: durante um duelo, Zorro faz um "Z" no pescoço de seu inimigo, o capitão Ramón. McCulley automaticamente passou a incluir a novidade nas novas histórias.
Enquanto isso, o cinema tratava de preparar novas aventuras. Em 1936, já nos filmes sonoros, a Republic Pictures adquiriu parcialmente os direitos de filmar a Raposa e produziu "The bold Caballero", que foi seguido de duas sequencias: "Zorro rides again" (1937) e "Zorro's Fighting Legion" (1939). Em 1940 Tyrone Power refilmou "A marca do Zorro", em longametragem.
McCulley chegou a acompanhar a produção da famosa série de TV da Disney, com Guy Williams, em 1958, morrendo naquele mesmo ano.
O último livro de McCulley foi "The mask of Zorro" (não confundir com o filme de 1998), publicado um ano após sua morte.
Fonte: http://www.guiadosquadrinhos.com/artistabio.aspx?cod_art=4943
Nenhum comentário :
Postar um comentário